As duas formas estão corretas e podem ser usadas quer numa linguagem informal, quer numa linguagem formal. Num é a forma contraída da preposição em com o artigo ou numeral um: nem + um = num. No domingo, almocei num restaurante mexicano.
É devido à fonética (veja consoantes bilabiais): Para pronunciar o m , é necessário juntar os dois lábios, diferentemente do n . Como a pronúncia do p e do b também requerem a junção labial, é conveniente utilizar o m antes do p e do b , como forma de ligação entre as características fonéticas das letras.
As regras ortográficas da língua portuguesa definem o uso da consoante m antes das consoantes p e b para a criação dos sons am, em, im, om, um.
pois antes da letra P ou B sempre terá que utilizar a letra M. por exemplo, limpo, sombra, etc... Quando a próxima letra não é P nem B, aí usamos o N, por exemplo, vento, bandeira, etc...
As consoantes b e p são momentâneas (ou oclusivas) e a consoante m é momentânea (ou oclusiva) e nasal. A consoante b é sonora, porque as cordas vocais estão abertas no momento da articulação. A consoante p, é surda porque as cordas vocais estão fechadas no momento da articulação.
Os fonemas são a menor unidade de som que existe em uma palavra, sendo responsável pela distinção entre um vocábulo e outro. ... Mas os fonemas não devem ser confundidos com as letras em si, pois eles são apenas o modo como os sons são reproduzidos.
Fonema e letra Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).
Saiba mais sobre os fonemas, que são os diferentes sons que produzimos e que formam as palavras de uma língua. Para você ter uma ideia, os fonemas representam os sons que se juntam e formam as palavras de uma língua, como a nossa Língua Portuguesa. ...
Para fazer sua correta separação é preciso seguir algumas regras existentes na língua portuguesa. As palavras que possuem os dígrafos xc, xs, sç, sc, ss e rr devem se separar como em CAR-RO, EX-CE-ÇÃO, DES-CER e PÁS-SA-RO. Se os dígrafos forem qu, gu, lh, nh e ch eles não devem ficar separados.