Mas atenção: se qualquer um dos tipos de tontura for muito forte ou prolongado (com duração de mais de 1 hora), é recomendado ir ao pronto-socorro para avaliação e tratamento imediatos.
Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.
A tontura frequente geralmente está associada a problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos.
Essa é uma especialidade dentro da medicina que estuda doenças do ouvido, nariz e garganta. Normalmente, um paciente consulta um otorrino se tem sintomas relacionados com essa parte do corpo e doenças como sinusite, faringite, otite, entre outras.
Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.
7 principais sintomas de labirintite
Alimentos que devem ser evitados