III -DEFINIÇÃO DA INDICAÇÃO: O CPAP será liberado para os pacientes portadores de Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono Grave (caracterizada por um Índice de IAH acima de 30 eventos por hora de sono registradas em Polissonografia de Noite Inteira).
O que é CPAP e para que serve? O CPAP (Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas) é um aparelho que fornece pressão contínua de ar que desobstrui as vias aéreas durante todo o período do sono.
CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento para apneia do sono, do tipo obstrutiva. Foi inventado por um médico australiano em 1981, juntamente ao nome dado a máquina, que é uma abreviação de Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas.
A Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), pressão positiva contínua nas vias aéreas, é uma técnica que possibilita uma recuperação mais rápida, garantindo que mais crianças sejam beneficiadas pelo atendimento do serviço da Neonatologia do HRN.
Lavar corretamente a máscara de CPAP A almofada da sua máscara CPAP deve ser lavada diariamente com morna e sabão neutro conforme recomendação do fabricante. Almofada é a parte de silicone ou gel que cobre seu nariz ou nariz e boca. Deixe-a secar em um local arejado e fora da luz solar.
Dicas de Limpeza diária: Desconecte seu equipamento de CPAP da fonte de energia. Desconecte a máscara e o tubo do dispositivo de CPAP. Em uma pia ou banheira, limpe a almofada da máscara e o fixador para remover toda a gordura. Esfregue suavemente com sabão e água potável morna.
O uso de pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP nasal) em recém-nascidos pré-termo reduz a necessidade de ventilação mecânica invasiva, surfactante e também a incidência de displasia broncopulmonar e mortalidade.
Entenda como o BiPAP funciona na terapia respiratória