As coordenadas geográficas foram criadas com intuito de uma localização precisa no planeta traçando linhas imaginárias por todo globo terrestre.
A ideia para este sistema foi desenvolvida em 1637 pelo matemático francês e filósofo Descartes. O sistema consiste de duas retas perpendiculares, chamadas eixos cartesianos que se interceptam em suas origens.
Foi necessário o desenvolvimento desse sistema a partir da época das Grandes Navegações. Os cartógrafos acompanhavam as viagens e tinham a necessidade de registrar as terras e locais em que passavam, portanto, foi desenvolvida essa noção de espaço.
Meridiano de Greenwich
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. ... A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).
O sistema de Coordenadas Geográficas é uma forma de representação cartográfica utilizada para representar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Esse sistema é composto por algumas linhas imaginárias, chamadas de Latitudes e Longitudes.
Para ajudar na localização de pessoas e coisas, os cartógrafos imaginaram a Terra dividida por linhas imaginárias, formando uma rede, como é mostrado na figura abaixo. As linhas verticais que vão do polo Norte ao polo Sul recebem o nome de MERIDIANOS.
O meridiano de Greenwich é o único que tem o próprio nome. Ele é representado nos mapas cartográficos por uma reta no sentido norte-sul que cruza sete países (Espanha, França, Reino Unido, Gana, Burkina Faso, Mali e Argélia) e dois continentes.