As cartilagens ímpares são a tireoide, cricoide e epiglote, enquanto as pares são as aritenoides, cuneiformes e corniculadas. As cartilagens tireoide, cricoide e a maior parte das aritenoides são formadas por cartilagem do tipo hialino, enquanto as outras são formadas por tecido elástico.
As cartilagens da laringe. A cartilagem tireoide, cartilagem tireóidea ou cartilagem tiroide ou cartilagem tiroideia é a maior das nove cartilagens que formam o esqueleto laríngeo, a estrutura cartilaginosa dentro e em volta da traqueia que contém a laringe. Está posicionada a nível de C4.
Cartilagem da laringe de forma anelar, importante para a fonação e onde se inserem vários músculos.
A cartilagem cricóide, ou simplesmente cricóide (grc. κυκλοειδής= "em forma de anel"), é um anel formado por cartilagem hialina e constitui a parte inferior da laringe, ligando-se à traqueia.
Na bifurcação traqueal existe um marco anatômico conhecido como carina, que é uma crista apontando superiormente em sua superfície interna. Vista anterior e posterior das estruturas da traqueia e dos brônquios (18 estruturas).
faringe
Biologia
O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais.
Entre as funções do sistema respiratório podemos citar as seguintes: Ventilação pulmonar. Hematose: Troca gasosa. Retenção de partículas e impurezas da atmosfera.
O trato respiratório superior, que inclui o nariz, a garganta, a caixa vocal e a traqueia ou traqueia, são passagens para o oxigênio e o dióxido de carbono durante o processo respiratório. No trato respiratório inferior, composto pelos pulmões, brônquios e sacos alveolares, ocorre o processo de troca gasosa.
Água e sal. Para desentupir, misture água morna com uma pitada de sal não iodado, que é bactericida e dissolve o muco. Junte as mãos em forma de cuia e aspire a solução. O líquido substitui descongestionantes com esteroides, que contribuem para a perda do olfato.