O Volkswagen CrossFox é um modelo de carro que foi lançado em 2005, como uma versão aventureira do Volkswagen Fox. O carro se destacou por seu design robusto e pelo acabamento diferenciado, com detalhes em plástico preto nas laterais e na parte inferior da carroceria, além de rack de teto e rodas de liga leve. Ao longo dos anos, o CrossFox passou por diversas atualizações, mantendo-se como uma opção de destaque no mercado de carros aventureiros. O carro oferece diversas opções de motores, que vão desde um 1.6 até um 1.6 MSI, além de câmbio manual ou automatizado I-Motion. Com isso, a Volkswagen consegue atender às necessidades de diferentes públicos, oferecendo desde opções mais acessíveis até modelos com maior tecnologia e conforto.
O CrossFox é muito parecido com o Fox, mas as maçanetas, o botão do freio de mão e a alavanca de câmbio são todos pintados em Satim Silver. Os bancos estão disponíveis em dois novos acabamentos (jacquard preto, de série e couro Softline preto, opcional).
O modelo revive o título do estudo apresentado no Salão de São Paulo em 2012. Mas a “nova” pistola era completamente diferente. Substituindo a plataforma Up!, o SUV desenvolvido na Índia usará uma versão simplificada do MQB A0 básico para o T-Cross e o futuro SUV-coupé Nivus.
O anunciante e o usuário do site são os únicos responsáveis pelas transações comerciais que realizarem pelo site Salão do Carro. A comercialização de carros ou qualquer outro produto anunciado, sua respectiva garantia e procedência é de inteira responsabilidade do anunciante. Ficando desde já o usuário ciente de que quaisquer danos diretos e/ou indiretos causados, advindos da exibição dos anúncio em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, não são de responsabilidade do site Salão do Carro. Este site utiliza cookies para uma melhor experiência e ao navegar você concorda com o uso dos mesmos (saiba mais).
A Volkswagen lançou o SUV Taigun no Salão Automóvel de Nova Deli (Índia). Embora oficialmente um carro conceito, é quase um carro de produção e deve chegar ao mercado indiano em 2021.
Além disso, a traseira da carroceria do CrossFox foi reforçada graças a um suporte de montagem e uma roda sobressalente. A mecânica quando o CrossFox foi lançado incluía um motor 1.6 8V Total Flex, até 103 cavalos de potência e uma transmissão manual de cinco marchas.
O modelo atinge consumo médio de 7,8 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 10,9 km/le 16 km/l, respectivamente, na estrada. Os números da versão automatizada do I-Motion do CrossFox são mais modestos: 6,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade, e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada na cidade.
O CrossFox possui suspensão e construção mais altas, projetadas para suportar terrenos irregulares. Além disso, apresenta spoiler traseiro, retrovisores externos cromados, faróis de neblina, grade frontal com acabamento cromado e lanternas traseiras escurecidas. Também possui ajustes específicos na suspensão, direção e freios, além de algumas alterações no design externo e interno em relação ao Fox convencional.
Sua aparência se dá principalmente através do bullseye integrado ao para-choque, faróis de milha, pedais e frisos laterais, estepe no bagageiro e tampa traseira e rodas de liga leve (15 polegadas com pneus 205/60 R15).
O histórico de valorização do Volkswagen CrossFox é positivo, graças à sua exclusividade e diferenciação em relação a outros modelos da marca. A versão aventureira do Fox é uma opção para quem busca um carro com visual mais robusto, sem abrir mão do conforto e tecnologia. Entre as principais versões, destacam-se o CrossFox I-Motion, que oferece câmbio automatizado e diversos itens de série, e o CrossFox Extreme, que conta com detalhes exclusivos e uma suspensão mais elevada. Com isso, o Volkswagen CrossFox se torna uma opção para aqueles que buscam um carro com personalidade e exclusividade, sem abrir mão do conforto e praticidade no uso diário.
Visualmente, a semelhança com o T-Cross é muito óbvia. As coincidências não param por aí. Ao contrário da imaginação, as dimensões externas da metralhadora de bancada são as mesmas do SUV compacto brasileiro: 4,20 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Sob o capô, o carro indiano ainda terá um motor 1.0 TSI.
O interior do CrossFox traz algumas das vantagens da Fox, com 17 compartimentos de armazenamento (produzindo um volume de 32 litros), uma gaveta sob o banco do motorista e um banco traseiro com ajuste longitudinal. Aliás, este ajuste adiciona 15 centímetros às pernas dos ocupantes traseiros.
A diferença entre o CrossFox e a versão hatch do Fox é sua suspensão e construção mais altas, projetadas para suportar terrenos irregulares. Além disso, o Crossfox possui spoiler traseiro, retrovisores externos cromados, faróis de neblina remotos, grade frontal com acabamento cromado e lanternas traseiras escurecidas.
O objetivo da Volkswagen ao lançar o CrossFox era inovar e oferecer algo completamente diferente do que tínhamos no mercado brasileiro. Isso teve tanto destaque que a marca chegou a dizer que estava abrindo um novo segmento chamado SUC (Sport Utility Compact).
Os números da versão automatizada do I-Motion da CrossFox são mais modestos: 6,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade, e 7,3 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina) na estrada na cidade.
Quando foi lançado em 2005, CrossFox estava disponível em Solid Crystal White, Tornado Red, Ninja Black e Imola Yellow. Além disso, está disponível nas opções Reflective Silver, City Grey, Autobahn Verde (Metallic) e Magic Black (Pearl).
Originalmente, o motor 1.6 Total Flex oferecia 101/103 cv e 14,3/14,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Essa configuração é suficiente para levar o modelo de aventura a 177 km/h, com tempo de aceleração de 10,8 segundos de 0 a 100 km/h.
Quando foi lançado em 2005, Crossfox estava disponível em Solid Crystal White, Tornado Red, Ninja Black e Imola Yellow. Além disso, está disponível nas opções Reflective Silver, City Grey, Autobahn Verde (Metallic) e Magic Black (Pearl).
Em outubro de 2003, durante o lançamento do Fox de duas portas, o CrossFox ainda estreou como carro-conceito. Destacou-se no Salão do Automóvel de São Paulo 2004 e foi lançado oficialmente em 2005.