Como Jejuar – TIPOS DE MAIS COMUNS DE JEJUNS Pois, algumas pessoas tem problemas de saúde e quando fazem esse tipo de jejum podem realmente passar mal se estender demais. Inclusive a ciência diz que nós não devemos ficar sem beber água por muito tempo, e o tempo máximo é 72 horas.
Os fiéis devem seguir o preceito da abstinência e do jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo (Cân.
Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente. O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.
40 dias
40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água. Jejum a base de líquido: a pessoa que está jejuando ingere somente líquido. Jejum normal: a pessoa que jejua não come nada, apenas bebe água.
Tipos de jejum intermitente
Jejum no Yom Kipur É o dia do perdão, quando Deus perdoa a todo Israel. Durante esse dia, nada pode ser comido ou bebido, inclusive água. Não é permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo. Somente o rosto e as mãos podem ser lavados pela manhã, antes das orações.
O Yom Kipur é o Dia da Expiação, o qual é declarado no Torá: “No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois, neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante a Deus serás purificado de todos teus pecados”.
Assim, o Yom Kipur é um dia dedicado ao jejum, à oração e à reflexão, ao arrependimento e ao perdão. É um dia de "não fazer", porque nele não se deve comer ou beber, tomar banho, passar perfumes ou cremes, nem ter relações conjugais ou vestir calçados de couro (material resultante da morte de um animal).
Cristianismo. Expiação quer dizer cobrir, expiar, reconciliar, pacificar. ... Esses acontecimentos ocorriam uma vez por ano, no dia 10 do sétimo mês no calendário israelita que era o grande Dia do Juízo, no qual o sacerdote entrava no Santo dos Santos para a expiação.
Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.
Judaísmo: Sábado: O ritual do cinco sentidos Os judeus seguem as leis do Antigo Testamento. Entre esses preceitos, está o respeito ao descanso no Shabat. “Deus abençoou o sétimo dia e o santificou porque, neste dia, Deus descansou de toda a obra da criação”, diz o texto.
A tradição é a de acender duas velas, mas em certos lares, uma vela adicional é acessa para cada criança.
Chanucá é, no judaísmo, a Festa das Luzes. Durante oito noites os judeus acendem velas na chanuquiá (candelabro de oito velas, mais uma vela guia para o acendimento das demais). A cada noite uma vela a mais é iluminada até a 8ª vela na 8ª noite.
O Shabat, é o dia da semana dedicado ao descanso e oração. O Sabat começa com o pôr do sol de sexta-feira à tarde e dura aproximadamente 25 horas até ao aparecimento de três estrelas no céu, no sábado à noite.
O acendimento das velas do Shabat - São usadas duas velas para receber o Shabat, que significam “Zachor” (Recordar) e “Shamor” (Observar). Elas podem ser acesas um pouco antes do pôr do sol, e geralmente por mulheres. Após acendê-las, faz as bênçãos sobre elas. Mas, depois de acesas, já é Shabat.
A tradição judaica segue alguns rituais sagrados, dentre eles: Brit Milá: circuncisão de todo menino judeu aos oito dias de vida. De acordo com a fé judaica, o ritual segue os preceitos ordenados pela Torá; Bar Mitzvah: primeira leitura da Torá feita pelos meninos judeus aos 13 anos.
No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado "Shabat") significa "descanso," "cessação,"repouso" ou "interrupção" é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, pois segundo a tradição hebraica Deus descansou no sétimo dia após completar a criação do universo (Gênesis 2:1-3).