Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.). Veja como identificar essa transitividade nas orações: Verbo transitivo direto.
O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.
Preparamos uma lista de exercícios sobre Verbos com as melhores questões. Confira aqui!
Em (5), 'lhe' (a ela/a ele) corresponde ao objeto indireto e 'livros e apostila', objeto direto. Em (6), da mesma forma, 'lhe' (a ela) é o objeto indireto e 'ajuda', o objeto direto.
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.
O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.
Gostou do nosso texto sobre o que é um verbo transitivo direto? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.
Como você já sabe tudo sobre os verbos transitivos diretos e indiretos, já descobriu que o Mario de Andrade brincou com a transitividade verbal no nome de seu livro: Amar é verbo transitivo, não intransitivo. Ele só queria romper com as normas, característica marcante do período literário que se vivia, o modernismo, e que é assunto para outro artigo, veja aqui os principais autores da segunda fase deste movimento.
É possível que você tenha “visto” em sua mente uma imagem de alguns vasos com plantas mortas. Ou seja: a frase é completa, você não questionou nada sobre ela. As plantas estão mortas. Ponto.
Está enlouquecendo nas aulas de português ou nos estudos para aquela prova do vestibular e precisa de uma mãozinha para entender o que é um verbo transitivo direto? Esse artigo é para você!
Conclui-se: o complemento de um verbo transitivo direto (VTD) é o objeto direto (OD) e o complemento de um verbo transitivo indireto (VTI) é o objeto indireto (OI).
c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.
O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo MEC. Além de ajudar a estudar a entender o que é um verbo transitivo direto, nós também temos um produto bem útil para os estudantes:
Os verbos transitivos indiretos são esses que, sozinhos, não dão um sentido completo a uma frase. Eles precisam ser complementados. Necessitam de alguma informação extra para que a imagem mental seja completa.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo. Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).
Mesmo que a preposição não seja obrigatória para os transitivos diretos ela ainda pode ocorrer. Nesse caso, o complemento será chamado de objeto direto preposicionado.
Estamos sempre preocupados com o aprendizado de jovens e adultos brasileiros, além de dar dicas sobre o mercado de trabalho. Apresentamos em nosso site uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. O objeto indireto pode ser representado por substantivo, palavra substantivada, oração (oração subordinada substantiva objetiva indireta) ou pronome oblíquo.
Em ambos os exemplos a complementação é feita sem uma preposição e logo com uma delas. No primeiro exemplo, nós damos algo: satisfações. E a quem? Ao diretor! Já no ônibus, eu sempre cedo. O quê? Lugar. A quem? Aos idosos.
Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”. Observe que, caso a oração estivesse organizada sem a presença do Objeto Indireto, ela estaria semanticamente incompleta: Ricardo gosta (...). (Mas gosta de quê? de quem?)
Os verbos transitivos são aqueles que precisam de um complemento para fazerem sentido. O verbo transitivo direto (vtd) é aquele em que o complemento não precisa de uma preposição para fazer sentido.