substantivo masculino plural Ação ou comportamento da pessoa astuciosa, de quem usa de estratagemas para enganar ou iludir; emboscada, cilada: cuidado com os ardis do contrato. Em que há ou demonstra astúcia, esperteza, manha, sagacidade. Etimologia (origem da palavra ardis). Plural de ardil, de origem questionável.
Informação e orientação, bem como exigir dos estudantes a observância dos princípios e normas contidas no CEP. 3 Questão Acerto: 0,2 / 0,2 São alternativas ao engodo, exceto: Estudos que envolvem simulação. Representação de papéis. Dispensa do consentimento informado.
Quais são os princípios para que as pesquisas atendam as exigências éticas e científicas, exceto: comprometer-se em buscar o máximo de benefícios e o mínimo de riscos e danos. respeitar os valores culturais, sociais, morais, religiosos e éticos, bem como os hábitos e costumes dos participantes "sujeitos de pesquisa".
Sinônimo de verdade
1 aldrabão, loroteiro, embusteiro, enganador, farsante, impostor, mendaz, patranheiro, trampolineiro, trapaceiro, aldravão, intrujão, mentireiro.
Aqui estão algumas das expressões corporais mais comuns para detectar mentiras:
Para não ser pego pelas suas mentiras, o mitômano pode tentar se isolar dos amigos, dos familiares e das pessoas com quem convive. Dessa forma, ele consegue manipular mentalmente a própria realidade, acreditando que vive em outro ambiente. O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia.
Mentir compulsivamente é uma doença conhecida como mitomania. “A mitomania, também conhecida como mentira patológica e pseudologia fantástica, é a tendência duradoura e incontrolável para a mentira”, explica o psiquiatra e Coordenador da Equipe de Transtornos Psicóticos do AME Psiquiatria, Deyvis Rocha.
Mitomania, compulsão em mentir, pseudologia fantástica ou mentir patológico é um transtorno psicológico caracterizado por contar mentiras compulsivamente, sem benefícios externos e geralmente restritos a assuntos específicos, apresentando-se de maneira bem vista socialmente.
A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. “Trata-se de um processo de adoecimento psíquico, onde a pessoa que sofre vive alimentando mentiras.
As causas da mitomania não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que há inúmeros fatores psicológicos e ambientais envolvidos na questão. Acredita-se que a baixa auto-estima e a vontade de sentir-se aceito e amado, além da tentativa de se proteger de situações constrangedoras marquem o início da mitomania.