As briófitas são criptógamas terrestres com tecidos, mas sem xilema e floema, tecidos especializados, respectivamente, no transporte de água e sais minerais (seiva do xilema) e água e substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese (seiva do floema). Exemplos: musgos e hepáticas.
Entre seus representantes mais conhecidos, destacam-se os musgos. Podemos classificar as briófitas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta. O filo mais conhecido é o Bryophyta, que apresenta o musgo como representante. As hepáticas são plantas pertencentes ao filo Hepatophyta.
Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água.
O esporófito marca a fase diplóide (2n) do organismo e tem como função a produção de esporos, unidades reprodutivas que geram o gametófito (n), marcando o início da fase haplóide do indivíduo.
Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos.
Resposta. Resposta: No esporófito possui uma haste e uma cápsula. No interior da cápsula formam-se os esporos.
a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.
Geralmente a reprodução das plantas acontece através da flor. No interior da flor ficam o gineceu, órgão feminino, e o androceu, órgão masculino. O androceu é formado por estames que dão sustentação à bolsa onde se localizam os grãos de pólen. Nos grãos de pólen estão as células sexuais da planta.
A maioria das árvores se reproduz por meio de sementes. ... Mas o restante desenvolve as sementes em frutos ou vagens; essas espécies são chamadas de leguminosas, árvores de folhas largas ou árvores floríferas.