Diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem é a questão mais importante do psicopedagogo, pois requer muita atenção, responsabilidade e sensibilidade para descobrir o que está interferindo na aprendizagem do aluno.
O papel inicial do psicopedagogo deverá estar voltado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do paciente/aprendente para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Para atuar na área da psicopedagogia o profissional só precisa de um certificado de graduação ou pós graduação. Por ser um profissional que atua dentro de clínicas e hospitais pensa-se ser obrigatório um registro em conselho e uma carteira de atuação.
Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
O Serviço de Intervenção e Estudos Psicopedagógicos – SIEP prioriza atenção, sobretudo, em áreas da cognição e da aprendizagem significativa, sob uma abordagem integrada, implicando não somente os sujeitos, mas seus vínculos e saberes.
As pesquisas de Miranda (2008, p. 22) apontam que a Psicopedagogia, "tributária da Psicologia e da Pedagogia, respaldou diversos trabalhos multidisciplinares sobre a aprendizagem e seus desvios, assim como ações intervencionistas embasadas, principalmente, na teoria psicogenética de Jean Piaget".
A Psicopedagogia surgiu na Europa, após serem encontrados problemas de aprendizagem e a necessidade de justificar as desigualdades sociais. ... Em 1946 surgiram os primeiros Centros Psicopedagógicos. Conforme Mery apud Bossa (2007), J.
A Psicopedagogia é o campo no qual floresceu o conceito de sujeito autor. ... Bossa (2000) fala-nos que a Psicopedagogia tem como objeto de estudo da aprendizagem humana, o como se dá o aprender, suas variações e os fatores implicados, como ocorrem as alterações na aprendizagem e como preveni-las, ou tratá-las.
Nadia Bossa é Neurocientista, Doutora em Psicologia pela USP e Mestre em Psicologia da Educação, psicologa, neuropsicologa e psicopedagoga. Coordena o CEAPP - Centro de Estudos e Atendimento Psicoterápico e Psicopedagógico.
A Psicopedagogia é o campo que estuda a aprendizagem em suas diferentes relações e circunstâncias. Ela se ocupa do processo de aprendizagem e suas variações e da construção de estratégias 263 Page 2 para a superação do não-aprender, tendo como um de seus focos principais a autoria do pensamento e da aprendizagem.
Fita de Möbius com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).
GASPARIAN, M. C. C.; SCOZ, B. J. L.; FELDMAN, C.; MALUF, M. I. M.; MENDES, M. H.; BOMBONATTO, Q.; SANTILLI, S. L. N. & PINTO, S. A. M. Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna.
São elas: a Psicologia Genética de Jean Piaget, a Psicanálise de Freud e a Psicologia Social de Pichon-Rivière. Posteriormente, muitas outras teorias contribuíram e enriqueceram a teoria psicopedagógica, tais como a teoria de Vygotsky, a psicogênese da língua, tão bem defendida por Ana Teberosky e Emília Ferreiro.
A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p. 48-49).