Em se tratando de soluções orais manipuladas, a validade do medicamento é normalmente de 14 dias, a partir da data de sua prepara- ção. Caso não seja utilizada até este período, a preparação deve ser desprezada (FERREIRA, 2000).
O prazo de validade ou tempo de prateleira é definido 1 mês antes da interseção. Nesse exemplo, como os lotes tem modelos distintos, o prazo de validade final do produto é determinado pelo lote com menor prazo. No caso o lote 1 foi definido com o menor prazo, 17 semanas.
Revisado em: Medicamentos vencidos podem somente perder parte da eficácia, mas alguns tipos, como os antibióticos e os de uso contínuo, não devem ser consumidos.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
Como saber se um cosmético está vencido ou estragado?
A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei.
Reportagem do G1 revela que os medicamentos líquidos perdem até 75% do prazo de validade após abertos, segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). No caso dos colírios, oftalmologistas alertam que o tempo pode ser ainda mais abreviado, chegando a 30 dias de uso.
Onde devem ser descartados medicamentos e frascos? Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados.
Distribuição de sete caixas personalizadas em lugares estratégicos da UFG (Regional Goiânia) para recolhimento de medicamentos em desuso ou vencidos: Faculdade de Farmácia (FF), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Faculdade de Enfermagem (FEN), Faculdade de Nutrição (FANUT), Farmácia Universitária (FU), ...
Ou seja, quando você encontrar algum medicamento vencido em casa, deve levá-lo de volta a farmácias ou drogarias, que fazem a coleta e encaminham para o destino de descontaminação e incineração adequada.
Na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso, indique, ao paciente, a procura de um posto de coleta. Há farmácias, drogarias, postos de saúde e hospitais que prestam esse serviço. Entre em contato a Vigilância Sanitária ou Secretaria da Saúde do seu município para maiores informações.
Consumir medicamentos de forma inadequada ou usá-lo de forma irracional também pode causar dependência, reações alérgicas e até a morte. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
Para realizar o descarte correto de suas medicações é simples e fácil, basta ir até o local correto, e logo o medicamento será encaminhado para o devido descarte. Essa atitude é de extrema importância para ajudar a evitar a contaminação do meio ambiente e da população, garantindo um futuro melhor para todos.
Esses órgãos possuem o mesmo objetivo, que é a preservação da saúde pública e ambiental através de medidas de controle dos medicamentos oferecidos à população. Os principais agentes que geram resíduos de medicamentos são as indústrias farmacêuticas e, distribuidores, farmácias, drogarias e hospitais.
Os potencias riscos pela destinação irregular de resíduos na maioria dos casos são agressões ambientais ou uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. A destinação irregular pode comprometer a qualidade do solo, água e ar, expor a população a substâncias tóxicas e patogênicas.
O aumento do consumo de antibióticos gera, por consequência, maior descarte no meio ambiente, fazendo com que ocorra crescimento de resistência das bactérias em contato com estas águas contaminadas, além do efeito tóxico aos organismos aquáticos (ZAPPAROLI; CAMARA ; BECK, 2011).
Segundo a própria Anvisa, os principais riscos à saúde humana provocados pelos resíduos de medicamentos veterinários em alimentos estão relacionados a câncer, efeitos na modulação hormonal, alteração da pressão arterial e desenvolvimento de alergias, como à penicilina.
Os adjuvantes farmacotécnicos são produtos químicos que, embora sem ação farmacológica, são usados para a elaboração de formas farmacêuticas que carreiam os farmoquímicos para os organismos a que se destinam (humano ou veterinário).