A nova tendência na decoração de ambientes com revestimentos cerâmicos e porcelanatos, são os revestimentos de grandes formatos e baixissimas espessuras. São também conhecidos como pisos Slim. celanatos por serem mais finos, mais leves e mais sustentáveis.
PEI 5 – É o mais resistente e, por isso, recomendado para lugares de altíssimo fluxo de pessoas como lugares públicos, shoppings, aeroportos, rodoviárias e outros com tráfego intenso.
Resistência à abrasão superficial (PEI)
PEI-3: Ideal para todos os ambientes residenciais, que tenham ou não proximidade com áreas externas, e que tenham tráfego médio de pessoas. PEI-4: Ideal para ambientes comerciais de baixa circulação e para todos os ambientes residenciais e com alto tráfego de pessoas.
O ideal para garagens são pisos com PEI4 e PEI5. Quando maior o número, maior é a resistência. Os PEIs 4 e 5 indicam um esmalte muito rígido e pouco desgastante. São indicados para lugares externos, como garagens e quintais.
Tipos de pisos para a área externa
Pei 3: Resistência média/alta, indicado para todas as dependências, inclusive terraços. Pei 4: Resistência alta, indicado para locais abertos com tráfego moderado como lojas e bancos. Pei 5: Resistência muito alta, indicado para lugares com muito fluxo como rodoviárias ou restaurantes por exemplo.
Os com acabamento flameado são mais indicados para áreas externas, já que são antiderrapantes. Os granitos polidos são bastante escorregadios, portanto mais indicados para áreas internas e secas.
Pisos Cimentícios: Encontrado em formato de placas de cimento ou com o aspecto de cimento queimado. A sua textura deve ser áspera. Pisos em Ladrilho Hidráulico: Seu acabamento sem polimento, mesmo em contato com água, não fica escorregadio. É também muito usado como antiderrapante.
Utilize um mop úmido (bruxa). 3) Esfregue o piso durante todo o período como se você o estivesse lavando. Para isto, utilize uma vassoura com cerdas macias. 4) Enxágue com água em abundância até não existirem resíduos de Antiderrapante LP sobre o piso.
Vale usar qualquer material no piso do box, desde que tenha resistência à água e que aguente bem a variação de temperatura. As opções, que passam por todos os gostos e preços, podem começar pelas pedras. Mármore, granito, ardósia e seixo são bons exemplos de materiais resistentes à ação da água e com belo acabamento.