O Positivismo acreditava na possibilidade da redução de todos os fatos sociais e humanos a leis científicas. Com isso, acreditava na possibilidade de uma síntese de todo o conhecimento humano. ... Com isso, o entendimento dessas leis permitiriria um desenvolvimento social e histórico passível de gestão científica.
O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX. Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido.
A educação influenciada pelos ideais positivistas carece de incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico. A educação tecnicista apoiada nos ideais positivistas não deve reduzir-se apenas ao ensino técnico, mas deve preocupar-se também em buscar a razão do próprio procedimento técnico.
Para o positivismo, o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, e somente a comprovação por métodos científicos válidos pode garantir que uma teoria é correta.
O positivismo originou-se das obras de Auguste Comte (1798-1857). ... Por influência dos positivistas, ordem e progresso, partes do lema de Comte, foram inscritos na bandeira republicana do Brasil. Outras medidas positivistas foram tomadas pelo governo brasileiro nos primeiros anos da República.
Foi durante o chamado Segundo Império, isto é, por volta de 1850 que as idéias positivistas chegaram ao Brasil, trazidas por brasileiros que foram completar seus estudos na França, tendo mesmo alguns sido aluno de Auguste Comte.
A palavra ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É certamente a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional. Já a palavra progresso dentro desta expressão significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.
A importância da bandeira nacional é a representação que da ao país, o que indica nacionalidade. É um dos símbolos mais importantes que uma nação possui. A bandeira nacional serve para representar o país no exterior, mas também como representação de cidadãos ou governo no próprio país.
A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso" em verde.
A origem da frase vem de uma corrente filosófica popular na época, chamada positivismo. Ao auxiliar no processo da proclamação, acabou por ser homenageada na bandeira brasileira. O lema “Ordem e Progresso” foi uma adaptação da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base.
Ordem e Progresso
Ela foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, em 1889. Ela acreditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna. ... E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império.
Nossa carta de princípios reza “Ordem e Progresso”, nesta ordem, o lema positivista de Auguste Comte gravado em nossa bandeira. “Ordem é a precondição para todo progresso“. ... “Ordem e progresso são incompatíveis”, argumenta Semler.
Resposta: Para que se tenha ordem e progresso no Brasil é necessário que se tenha uma reorganização da sociedade na qual o respeito as desigualdades sociais, raciais e sexuais sejam constantes e que os políticos e a sociedade sejam honestos sempre evitando corrupções.
A expressão Ordem e Progresso é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.).
Augusto Comte
Resposta. Resposta: → A relação da bandeira do Brasil com o positivismo está na frase "Ordem e progresso" (escrita na bandeira) que vem de uma corrente filosófica popular na época, chamada positivismo. ... O lema “Ordem e Progresso” foi uma adaptação da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base.
O positivismo se relaciona com a Proclamação da República na medida que foi a ideologia que guiou os revolucionários militares. Inspirados por Comte e pelos ensinamentos da Escola Superior de Guerra, os militares viam na adoção do Positivismo a "solução" para os graves problemas sociais do país.
O projeto sociopolítico de Comte pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. Curiosamente, no Brasil, os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime com a Proclamação da República.
O principal criador da bandeira, Raimundo Teixeira Mendes traduziu e adaptou uma das frases célebres de Auguste Comte para ser um lema da bandeira. “O amor por princípio e a ordem por base. O progresso por fim”. Essa é a origem do “ordem e progresso”.
Existem 27 estrelas na esfera azul celeste da bandeira nacional. Cada uma delas representa um estado da federação. Elas estão posicionadas de forma fidedigna com relação às nove constelações que foram avistadas no dia 15 de novembro de 1889.