O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
A atuação real do psicopedagogo na empresa será incitar e avaliar ações da aprendizagem do colaborador na equipe, compartilhar a construção do saber em grupo, incentivar formas de se relacionar, criar harmonia entre funcionários e lideres; colaborar com o profissional de gestão de pessoas, assumindo um papel de ...
Desse modo, o psicopedagogo organizacional, profissional que dentro da organização é alocado junto ao setor de recursos humanos (RH), ocupa-se com a criação de condições de aprendizagem dos profissionais integrantes da organização, levando em conta seus diferentes setores de atuação, sua missão e metas.
A Psicopedagogia Empresarial surgiu da necessidade de melhor compreensão do processo de aprendizagem, da relevância do desenvolvimento humano da criatividade e das questões emocionais que favorece a produção.
O psicopedagogo hospitalar é aquele profissional que, com conhecimento na área da aprendizagem e da saúde, atua em todo o processo de hospitalização, instrumentalizando o paciente a aprender sobre si mesmo, sobre como ajudar-se em sua cura, como e porque aceitar e fazer uso das medicações, bem como atua com o ...
A Psicopedagogia é uma composição de dois saberes - a Psicologia e a Pedagogia. ... O Psicopedagogo Clínico atua como um facilitador da aprendizagem prazerosa, orientando e ensinando a estudar. Ele trabalha em consultório, no diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na prevenção de problemas de aprendizagem.
No atendimento psicopedagógico existem duas etapas: a primeira é o diagnóstico, ou seja, você tem que investigar o que está causando esse problema que está dificultando o aprendizado; e a segunda etapa seria amenizar ou sanar o problema.
O atendimento psicopedagógico constitui-se num serviço de apoio aos estudantes com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).
Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado.
O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. ... Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem.
Como funciona essa modalidade de atendimento? Para quem ainda tem dúvidas, o atendimento online nada mais é que o atendimento de um psicopedagogo por meio da internet. As sessões são realizadas semanalmente — ou de acordo com a frequência indicada pelo profissional — da mesma forma que em um atendimento presencial.
observação do relacionamento dos responsáveis ou demais cuidadores com o aluno. observação de como o aluno interage com os objetos e pessoas do próprio ambiente familiar. observação de como se estrutura o ambiente familiar e o que ele pode oferecer de estímulo positivo e negativo. observação da rotina diária do aluno.
De um modo geral, os procedimentos utilizados numa avaliação psicopedagógica incluem entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência ...
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.
O trabalho psicopedagógico é de natureza clínica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo. ... Tal intervenção se dá na aplicação do objetivo da psicopedagogia que implica em contribuir e solucionar as dificuldades percebidas e avaliadas cotidianamente no processo ensino aprendizagem.
Entende-se que o psicopedagogo atua intervindo como mediador entre o sujeito e a sua história traumática, ou seja, a história que lhe causou a dificuldade de aprender. O profissional deve tomar ciência do problema de aprendizagem e interpretá-lo para a devida intervenção.
RUBINSTEIN (1996) destaca que o psicopedagogo pode usar como recursos a entrevista com a família; investigar o motivo da consulta; realizar procurar a história de vida da criança realizando Anamnese; entrevistar o cliente; fazer contato com a escola e outros profissionais que atendam a criança; manter os pais ...
Ex: teste de inteligencia (psicologo), testes de audição e de linguagem (fonoaudiólogos). Os pedagogos especialistas em psicopedagogia podem o usar testes como: TDE, Metropolitano, ABC, Provas Piagetianas, Provas Pedagógicas, entre outros.
Classificação Brasileira de Ocupações conhecido como CBO do Ministério do Trabalho são os códigos cadastrados de todas as profissões e ocupações brasileiras. A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25.