Mundialmente conhecida pela sigla FES (Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa freqüência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, ...
Os parâmetros utilizados na corrente russa foram: Frequência ( f ): 30hz, Ciclo: 50%, Rise: 2s, On: 6s, Decay:2s, Off: 20s, modo sincronizado, com a duração de quarenta minutos na região do glúteo máximo e a intensidade a ser colocada respeitou o limite de tolerância da voluntária.
O ponto motor é aquele que melhor responde à eletroestimulação. Para identificá-lo com precisão basta estimular as zonas circunstantes, nas proximidades do ventre muscular, com uma intensidade pré estabelecida.
O ponto motor é o local onde o nervo penetra no epimísio e ramifica-se dentro do tecido conjuntivo, onde cada fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular ou até mais de 150 fibras musculares.
Corrente FES Por meio da despolarização do nervo motor, esse aparelho permite realizar a contração muscular mediante a estimulação elétrica, o que gera uma resposta na unidade motora do músculo, levando a uma contração eficiente.
Para executar o exercício, encoste-se a uma parede, agache-se em uma curva de joelho de 90 graus e segure. Os eletrodos devem ser colocados de acordo com o Guia de colocação de eletrodos fornecido com o seu Compex ou no display de seu equipamento caso seja um modelo compex wireless.
A Fes é um aparelho que leva à contração muscular de um grupo muscular paralisado ou extremamente fraco, como em caso de paralisia cerebral, hemiplegia ou paraplegia, por exemplo.
Basta colocar os eletrodos sob a pele, na região dos músculos que deseja trabalhar. Depois, você deve escolher o programa que deseja e deixar que os eletrodos emitam os impulsos elétricos que reproduzem nos músculos o efeito de contração e relaxamento da musculatura.
O gel condutor adesivo é descartável e deve ser substituído quando perder a aderência com a pele. O Eletroestimulador TENS G-Tech também inclui a frequência de EMS, 35.
O NEURODYN PORTABLE TENS fES é um equipamento monofásico, podendo ser ligado às tensões de rede na faixa de 100-240V ~ 50/60 Hz. Basta ligar o aparelho na rede elétrica e ele fará a seleção de tensão de rede automaticamente. O cabo de ligação à rede elétrica é destacável.
Resultados: A maioria dos profissionais entrevistados aplica o TENS em 3 sessões por dia, utilizando eletrodos de silicone carbonizado, calibragem no modo convencional em eletroestimuladores Ibramed, com tempo a partir de 20 minutos, para fins analgésicos, no tratamento de lesões traumato-ortopédicas e desportivas.
Coloque os elétrodos a pelo menos 3 cm de distância um do outro. Dessa maneira, você evitará que muita eletricidade seja aplicada na mesma área. Enquanto ajusta os elétrodos, mantenha o aparelho de TENS desligado.
Quais são os principais aparelhos TENS?