Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes. ... Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo Wallon (1974.
Através de nosso corpo, podemos conhecer e interagir com o meio onde vivemos. ... A construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado. O corpo vivido – até 3 anos. O bebê se sente parte do ambiente e se confunde com o espaço onde vive.
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
Para que o processo de formação do esquema corporal ocorra de maneira equilibrada, é necessário certo nível de maturidade que só é alcançado depois que as etapas do desenvolvimento infantil forem vencidas. A evolução da etapa da percepção da imagem corporal acontece paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo.
A Noção do Corpo diz respeito à representação mental que temos sobre o nosso corpo. Esta é determinante na nossa auto-estima, auto-confiança e também no nosso movimento e expressão verbal e não-verbal! ... Esquema Corporal – o nosso conhecimento inteletual sobre o nosso corpo.
Alguns autores compreendem o esquema e a imagem corporal de formas diversificadas. Schilder (1999) define o esquema corporal como uma imagem tridimensional que todo ser humano tem de si mesmo, e também denomina essa imagem imagem corporal.
Ela é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e pensamos o nosso corpo, também é a forma como acreditamos que os outros nos vêem. A sua imagem corporal é formada por uma combinação de fatores: ... Como você se sente em relação ao seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.
A imagem corporal é para Schilder (1977), um conceito capaz de operar com as três estruturas corporais: estrutura fisiológica, responsável pelas organizações anatomofisiológicas; estrutura libidinal, conjunto das experiências emocionais vividas nos relacionamentos humanos; e estrutura sociológica, baseada nas relações ...
Desde a tenra idade, as interações do indivíduo consigo mesmo e com o meio vão formando a imagem corporal. Aspectos perceptivos, dependentes de estímulos e memória, vão interagindo com influências afetivas, motoras, comportamentais e culturais no processo de construção e desenvolvimento da própria imagem.
Ter uma imagem corporal saudável significa que a maioria dos seus sentimentos, ideias e opiniões sobre o seu corpo e aparência são positivas, aceitando e apreciando o seu corpo. Por conseguinte, maior será a satisfação com a aparência e a confiança em contexto de pares.
A imagem corporal é a percepção que uma pessoa tem do seu próprio corpo e os pensamentos e sentimentos que resultam desta percepção. Esses sentimentos podem ser positivo, negativo ou ambos e são influenciados por fatores individuais e ambientais.
A imagem corporal é como o corpo se apresenta para nós, ou seja, como vemos nós mesmos. Essa imagem será influenciada pelo meio em que vivemos e pelas situações que enfrentamos. A boa formação da imagem corporal é ponto importante para aquisição de outras qualidades psicomotoras e principalmente para o auto-conceito.
Sempre abrir. De acordo com a definição de iDicionário Aulete, performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento geralmente improvisado em que o(s) artista(s) se apresenta(m) por conta própria”. ... A expressão é utilizada com maior frequência no campo artístico.
Cenário ou Cenografia. É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história.
Pode-se dizer: performance é o uso do corpo em arte como lugar e meio de expressão. Então, caímos na exigência de diferenciá-la do teatro, da dança, do happening[1], e da body-art[2]. ... Seu corpo é sujeito e meio da expressão estética, a manifestação da arte em si mesmo, como processo.
Teatro é performance, mas performance nem sempre é teatro. ... Minha preferência seria inverter esta equação para que “teatro” seja o termo “guarda-chuva” e “performance” seja uma forma teatral especializada […]