A Norma Regulamentadora 24 do Ministério do Trabalho e Emprego disciplina preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a proteção à saúde dos trabalhadores.
Campos de aplicação da NR 22
A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. ... O objetivo da NR-23 é proteger as pessoas, o patrimônio e combater um incêndio ou início de incêndio, uma vez que a situação já tenha sido desencadeada.
A NR 23, nas disposições gerais, estabelece que todas as empresas devem possuir: proteção contra incêndio; saídas suficientes para a retirada rápida do pessoal em serviço, em caso de incêndio; ... pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos (neste caso incluem a brigada de incêndio).
A segurança contra incêndio deve ser entendido como um conjunto de medidas para prevenção, detecção e combate de um incêndio e sua consequente contenção ou extinção. A segurança contra incêndio faz parte das medidas de segurança física a serem adotados num estabelecimento.
A prevenção de incêndio também é fundamental para garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro. Além disso, a empresa pode responder processos judiciais diante de acidentes graves, incluindo mortes e invalidez.
8 dicas para proteger sua casa de incêndios e evitar acidentes
Os principais equipamentos de combate a incêndio
Sendo assim, listamos alguns EPI's que são fundamentais para a realização do trabalho dos bombeiros:
Calcado nesses conhecimentos, concluímos que, quebrando a reação em cadeia e isolando um dos elementos do fogo, teremos interrupção da combustão. Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química.
Um sistema eficiente de combate a incêndio pode ter: Redes de Hidrantes. Extintores. Corrimão. Escadas com proteção adequada.
O sistema de hidrantes e de mangotinhos é considerado um sistema fixo de combate a incêndio, funcionando sob comando, liberando um jato de água sobre o foco de incêndio. ... Os hidrantes em edificações e áreas de risco diferem dos sistemas de hidrantes urbanos em relação a forma de abastecimento de água.
Existem diversos modelos de esguichos, entre eles podemos citar os seguintes:
Independente da área da edificação, se o risco for leve e a altura for superior a 9 metros, o projeto de incêndio deverá ser apresentado. Já se o risco for moderado ou elevado, edificações com altura acima de 6 metros já deverão apresentar o projeto.
Ao elaborar o Projeto de combate à Incêndio é necessário ter o projeto arquitetônico do local. Caso o projeto arquitetônico esteja desatualizado é preciso fazer as devidas atualizações da planta, depois dessas atualizações se incia o Projeto de Incêndio.
Quem pode elaborar o Projeto de Incêndio ? ... Na maioria dos Estados brasileiros, estão aptos a elaborar o projeto: o Arquiteto, o Engenheiro Civil e o Engenheiro de Segurança do Trabalho. Contudo, em alguns Estados, o Corpo de Bombeiros passou a exigir que o Engenheiro Civil ou o Arquiteto tenha uma especialização.
O projeto deve, portanto, dispor de equipamentos de combate, espaços para evacuação e possibilitar a ação das equipes de bombeiros....Como elaborar o PPCI?
Para obter o AVCB, o proprietário ou responsável deverá providenciar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). O PSCIP deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Quem pode assinar um projeto de gás? ... O projeto precisa ser assinado por pessoa competente. O principal profissional nesse segmento é o engenheiro mecânico, porém o engenheiro civil e químico também pode assinar com restrições.
Para a obtenção do AVCB é necessário confeccionar um projeto técnico que comprove as medidas tomadas, como a instalação de escadas e patamares com corrimão e guarda corpos segundos as normas do Corpo de bombeiros, portas corta fogo, colunas de ventilação, portas com barra antipânico, piso antiderrapante, iluminação de ...
A aprovação de projeto no corpo de bombeiros pode ser o AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou o CLCB, Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros.
A princípio podemos enfatizar 10 etapas do AVCB, sendo elas: