Drible - tentativa de enganar, de ludibriar. Finta - A finta é um movimento que o jogador realiza para enganar ou desequilibrar o adversário, através de mudança de direção ou giro, com a bola ou sem ela.
Arremessos
A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.
A finta é uma movimentação corporal realizada por um jogador com o objetivo de enganar ou desviar a atenção do marcador adversário, garantir a posse de bola ou fugir de uma marcação.
A finta ou revienga é um acto simulado e enganador, praticado no âmbito dos mais variados desportos, por meio do qual um jogador sugere ao adversário uma determinada intenção, de maneira a despoletar nele uma reacção previsível e equivocada, da qual se possa tirar proveito.
Para um atleta fazer uma boa finta no handebol, ele precisa ter velocidade de reação, deslocamento rápido, equilíbrio e agilidade para as mudanças de direção.
- Atacantes de Meio/Centrais, que atacam bolas de Primeiro Tempo (Am3 e Am6); - Atacantes de Ponta, que recepcionam o saque e atacam bolas de Segundo Tempo (Ap2 e Ap5); - Levantador (L); - Libero (Lib) que substiutui os Atacante de Meio na Zona de Defesa e integra as formações de Recepção do Saque.
Para cumprir a regra do posicionamento, o jogador da posição 1 deve estar atrás do jogador da posição 2 e à direita do jogador posicionado na 6. o atleta da posição 2 deverá se posicionar à direita do 3 e à frente do 1. Quem estiver na posição 3 deve ficar entre o 4 e o 2, além de estar à frente do 6.