Se você percebeu que seu peludo está com sinais de infecção por fungos, o primeiro passo é procurar o auxílio de um veterinário. Todo medicamento, até mesmo os mais seguros, como o Itraconazol para gatos, deve ser utilizado apenas sob recomendação de um profissional.
O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis). Dermatofitose (Trichophyton sp, Epidermophyton sp e Microsporum sp).
Comprimidos: terbinafina e itraconazol
Gato se coçando pode ser problema com pulgas e carrapatos Por isso, ao observar um gato se coçando muito, principalmente depois de uma ida ao veterinário, por exemplo, é importante fazer um “check-up” pelo corpo do animal para garantir que ele não foi atacado por nenhum desses parasitas.
A médica veterinária Tatiana Brasil explica que as causas são diversas. “Inflamações no conduto auditivo (otites), carrapatos, corpo estranho e pólipos no canal auditivo podem induzir para que o animal apresente o comportamento de coçar excessivamente as orelhas, rompendo os vasos sanguíneos”, detalha.
É normal que cães e gatos tenham uma coceira (tecnicamente chamada de prurido) leve, algumas vezes ao dia e que não necessariamente significa um problema dermatológico. Seu navegador não suporta elementos de áudio.
Especialistas dizem que este ato é sinal de grande amor e respeito. Afinal, a lambida é uma parte importante da socialização dos bichanos. Isso porque a mãe lambe seus filhotes, e esse hábito frequentemente passa pelos irmãos e outros familiares, que continuam lambendo aqueles que amam.
É normal que o gato que se lambe engula seus pelos no “banho”, já que a aspereza da sua língua faz com que os pelos se prendam nela. E é também natural que eles as vomitem no decorrer do dia, expelindo o que o estômago não conseguiu digerir.
Isso remete a um ato de cuidado por parte dos bichanos, porque eles lembram de quando as mães faziam isso com seus filhotes e eles querem ter a mesma dedicação com seus pais humanos. Então, se o gato lambe o dono, isso quer dizer que ele realmente te ama e se sente bem perto de você!
As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.
Embora não pareça, os gatos precisam de luz para ver à noite, ainda que muito pouca. "Os gatos precisam apenas de um sexto da quantidade de luz que os humanos precisam para ver em situações de pouca luz, mas, como os cães, são incapazes de ver na escuridão total", disse a veterinária Katy Nelson, à Reader's Digest.
O ato de afofarem deixava o local mais aconchegante. Por isso, quando encontram uma coberta ou alguma coisa que possa ser usada para dormir, eles afofam antes. Assim, garantem a qualidade da soneca.
Lembranças de quando eram filhotes Esse hábito de amassar pãozinho proporciona uma sensação de conforto e segurança aos gatos, que é uma lembrança que levam para fase adulta. Sendo assim, eles só afofam o local que se sentem seguros e confortáveis.
Mas por que os gatos ronronam? Normalmente, o “barulho de motorzinho” como é conhecido popularmente está relacionado a momentos de prazer ou situações que os deixam confortáveis. Quando o gatinho repousa em seu colo e começa a ronronar, ele está demonstrando o quão feliz está e o quanto gosta de você.