IMPÉRIOS
O primeiro Império da Babilônia (1800 a.C. - 1600 a.C.) surgiu após a destruição do Império Acadiano.
Para Samuel P. Huntington, a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana.
A Idade Antiga é caracterizada por duas importantes divisões de civilizações: a civilização oriental e a civilização ocidental. Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas.
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS FORMARAM OUTRAS IMPORTANTES CIVILIZAÇÕES NA ANTIGUIDADE. Além dos egípcios e mesopotâmicos, três outros povos tiveram destaque na Antiguidade Oriental: os hebreus, os fenícios e o persas.
Por Idade Antiga entende-se o período da história humana que se deu com o surgimento da primeira forma de escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente. ... O primeiro acontecimento de referência aconteceu por volta de 3500 a.C. e deu-se na Suméria com a invenção da escrita cuneiforme.
Na divisão da História, o período que corresponde à Idade Antiga ou Antiguidade, vai desde a invenção da escrita, entre 4000 a.C e 3500 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente, 476 d.C. A Idade Antiga se subdividiu em Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental.
A maior revolução tecnológica da Idade Média parte de uma herança da Antiguidade, os moinhos de água, e uma criação medieval, os moinhos de vento. Os primeiros eram uma visão universal onde houvesse rios.
Período tido como o mais longo da Pré-História, do aparecimento da humanidade até 8000 a.C. Na Idade da Pedra Lascada, os homens eram nômades, ou seja, viviam em grupos deslocando-se constantemente para locais mais seguros e com possibilidade de caça, pesca, e coleta de frutos e raízes.