Para quem quer emagrecer, o problema está nos níveis baixos de hormônios tireoidianos, chamado de hipotireoidismo, que levam a um metabolismo lento, resultando em inchaço, dificuldade de perder peso, sonolência excessiva, queda de cabelo, unhas fracas e déficit de memória.
Para diagnosticar se o metabolismo está mais lento que o normal, muitos médicos têm indicado a calorimetria. A calorimetria é capaz de estimar a quantidade de calorias diárias que o organismo gasta em estado de repouso por meio de análise do consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.
O teste, feito por meio da saliva, faz uma análise completa do seu perfil metabólico. A partir desse resultado, você consegue saber se é melhor reduzir os carboidratos ou seguir uma dieta com zero de gordura, por exemplo.
Perca peso rápido e com saúde!
Como acelerar o metabolismo depois dos 30? Confira 5 dicas
Goste ou não, ganhar músculos a partir dos 40 anos é mais difícil. À medida que acrescenta anos ao seu Cartão do Cidadão, a perda de massa muscular é inevitável. E continuar forte e musculado custa mais.
Se aos 40 anos você estiver viciada em correr, parabéns! É altamente recomendável continuar praticando. Se não estiver, esse pode ser um bom momento para começar. O preparador Juan Ruiz López nos explica que, "para prevenir a osteoporose, seria aconselhável praticar esportes de alto impacto como a corrida.
Depois dos 40: 5 dicas para melhorar seu desempenho nos treinos
Você já viu por aqui que ganhar músculos depois de passar dos 40 é possível. E que embora o avanço dos anos tragam, sim, empecilhos para os quarentões (e cinquentões, sessentões...) construírem massa magra, esse não é um impeditivo para um corpo definido. Resumindo, é preciso malhar.
Cuide da pele
A musculação é a atividade física mais indicada para acabar com a flacidez. Isso porque ela enrijece os músculos e tonifica a pele, mas também existe como opção as atividades funcionais.
Alguns exemplos são caminhada, corrida, bicicleta, dança, spinning, entre outros. Esses exercícios favorecem a eliminação da gordura, inclusive a abdominal. Outro tipo de exercício que você não deve deixar de lado é a musculação, e isso envolve o corpo todo.