Como usar a linguagem formal?
Cordialidade deve ser uma prioridade no atendimento Afinal, é nesse primeiro estágio que o cliente decidirá entre uma marca e outra e, no último, se vai recomendá-la. ... É preciso envolver o cliente, saber o que ele realmente precisa, sanar as suas dúvidas e oferecer mais.
A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
1. Linguagem não padrão. Linguagem que não segue os padrões do português formal, é a linguagem informal que você usa com as pessoas mais próximas e você tem mais intimidade.
Variedade não padrão, língua não padrão: mais espontânea, empregada em situações informais do dia a dia e caracterizada pelo emprego de frases de estrutura simples, pela pouca (ou nenhuma) observância às regras da gramática normativa, pelo vocabulário mais comum e pela presença de frases feitas, expressões populares e ...
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).