Forma de substantivoEditar
carneiro
zangão - adjetivo
baronesa
SubstantivoEditar
A maior parte das abelhas que picam, têm o aguilhão liso e, ao picar, esse aguilhão sai completamente da tua carne. Pelo contrário, o aguilhão da abelha obreira tem um gancho final e quando a abelha obreira voa, depois de te picar, o aguilhão fica preso na carne. E, com ele, algumas partes moles do seu corpo!
Porque o ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
O que provavelmente ocorre é a invasão de abelhas de outras colméias. ... Isso pode ser feito após uma briga, pois elas morrem grudadas umas nas outras na entrada da colméia. Algumas vezes o ninho de jataís é atacado por abelhas como a iratim ou limão, que é predadora e sobrevive apenas de roubo.
À noite, nos dias de temperaturas baixas, ou muita umidade na atmosfera, costumam fechar a entrada do canudo com uma película de cera, repleta de furinhos por onde passa o ar que chega ao interior do ninho, através do bater de asas constante das abelhas que, assim fazendo, provocam a circulação do ar.
Trigona hyalinata, as operárias tem a cabeça separada do corpo, por não soltar a mandíbula, matando ou afugentando o predador ou saqueador, salvando seus ninhos-colônias, onde estão o estoque de comida (mel e pólen), a rainha, que coloca os ovos para manter a colônia e as larvas que vão perpetuar a espécie.
Como muitas outras espécies de abelhas sem ferrão, Os trabalhadores da "T. da angustia" participam de diferentes atividades com base na idade. O tempo médio de vida das abelhas operárias é de cerca de 21 dias, mas muitos vivem até cerca de 60 dias.
Por exemplo, na literatura há informações de que espécies do gênero Melipona podem voar em média 2 km, ao passo que espécies menores, como a jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia spp.), podem voar até 500 metros de suas colônias.
A técnica consistem em fechar a caixa a noite e levar o enxame para uma distância maior do que seu raio de ação. A caixa pode ser aberta assim que chegar no novo local.
As operárias normalmente voam entre 5 e 10m de altura (Jean-Prost, 1985) e poucas vezes sobrepujam os 8m, voando o mais baixo possível, para se resguardarem do vento (Rootner, citado por Root, 1990).