EQST

Qual O Crime Contra A Sade Pblica?

Qual o crime contra a sade pblica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o crime contra a saúde pública?

O art. 283 do Código Penal tutela a saúde pública e visa punir a ação de sugerir, aconselhar propor etc. ou anunciar curas de doenças, o tipo penal também é conhecido como charlatanismo. O referido crime pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive, o próprio médico.

O que significa artigo 267?

267. Deverá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 (doze) meses.

O que significa artigo 131?

Art. 131 - Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Qual o significado do artigo 269?

Artigo 269 Art. 269 - Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Quais são os crimes contra a incolumidade pública?

Os referidos crimes estão descritos nos artigos 260 a 285. São exemplos, os crimes de: incêndio, explosão, desabamento, difusão de doença ou praga, entre outros.

O que diz o artigo 131 do ECA?

Art. 131 – O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

Quem pode ser sujeito ativo do delito contido no artigo 269 do Código Penal?

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. O sujeito passivo é a sociedade. O crime é ainda formal, comissivo e excepcionalmente comissivo por omissão, unissubjetivo, plurissubsistente, admitindo tentativa.

Que tipo de norma configura o art 269 do CP?

269 é um CRIME DE PERIGO ABSTRATO. As hipóteses que permitem a aplicação do art. 258 são os casos de CRIME PRETERDOLOSO. O dolo do médico é de não comunicar a doença (dolo no antecedente), mas é previsível que este fato pode acarretar lesão de terceiros.