Significado de plágio Caracteriza-se como plágio a cópia parcial, integral ou conceitual de uma obra sem a apresentação da fonte original ou quando os créditos do trabalho são dados a outra pessoa sem a permissão explícita do autor(a) inicial.
O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
Para que o plágio se configure, explica Marques, não basta apenas que uma obra seja utilizada sem autorização do autor. É preciso que ela tenha pouca ou nenhuma modificação — é a isso que ele se refere quando diz “imitação servil”. E, ainda, o plagiador precisa ter o intuito de se passar pelo autor verdadeiro.
É copiar, palavra por palavra, sem fazer alterações, uma obra ou um trecho dela e não apresentar a fonte original do texto. Parafrasear (ou seja, falar a mesma coisa sendo que com outras palavras) a maior parte das ideias de um texto, sem acrescentar conteúdo próprio, também é plágio.
Uso recomendado e dicas
Se alguém pedir para você parafrasear um parágrafo mas você não sabe como, não se preocupe. Parafrasear significa simplesmente pegar o texto original e usar suas próprias escolhas de palavras e estruturas para reescrevê-lo e, ao mesmo tempo, transmitir a mesma mensagem.