Alagoas
Quem nasce ou reside na cidade de Penedo é chamado de Penedense. O estado Alagoas possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Nordeste do Brasil. A capital do Estado Alagoas é Maceió. Quem nasce ou mora no Estado Alagoas é chamado de Alagoano.
O Gentílico de Itatiaia é Itatiaiense. O município Itatiaia está localizado no Estado Brasileiro Rio de Janeiro - RJ. Itatiaia possuí uma área total de 245,15 Km². Sua população no ano de 2010 era de 28.
Pedra ou rocha grande.
Mesmo tendo sido registrado por Tomaz Espíndola que as primeiras incursões pelo rio São Francisco datam de 1522, as referências documentadas revelam que foi a passagem pela região do primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, que deu início ao povoamento em um local que tinha como referência um ...
O Rio São Francisco possui, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 168 afluentes. Entre eles, 90 situam-se na margem esquerda, e 78, na margem direita. ... Já 69 deles são intermitentes (rios que desaparecem no período de estiagem).
A transposição é a maior obra hídrica já realizada no país. Soma 477 quilômetros de extensão com 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de energia, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis.
Ao longo do Rio São Francisco, foram instaladas usinas hidrelétricas para geração de energia. O rio apresenta um enorme potencial e garante fornecimento de energia elétrica para diversas regiões. As usinas são: Sobradinho, Apolônio Sales, Paulo Afonso (I, II, III e IV), Luiz Gonzaga e Xingó.
O rio São Francisco faz parte da identidade regional, exercendo papel importante como meio de transporte, fonte de energia elétrica e irrigação para o Nordeste e do Brasil. Em seu curso há seis usinas hidrelétricas (Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho).
Resposta. Quais são as Usinas Hidrelétricas? Xingó, Paulo Afonso IV, Itaparica, Moxotó e Três Marias. As consequências negativas foram: o plantio e o ciclo das cheias, além da pesca e reprodução dos peixes.
O rio São Francisco corre na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, banha cidades históricas, povoados, praias fluviais e atravessa cânions. No estado de Alagoas estão instaladas as Usinas Hidrelétricas Delmiro Gouveia, Moxotó e Xingó, que fornecem energia para grande parte da Região Nordeste.
Cobrindo 7,5% de todo o território nacional e espalhada por seis estados do país além do Distrito Federal, a bacia do rio São Francisco é uma das mais importantes fontes de água, história e cultura do Brasil. Hoje, o Velho Chico e seus subsidiários atravessam uma das piores secas da história.
2) A poluição urbana, industrial, minerária e agrícola; 3) A irrigação, que além dos agrotóxicos, consome água demais; 4) As barragens e hidrelétricas que realocam comunidades inteiras e que impedem os ciclos naturais do rio; 5) A pobreza e o abandono da população, a que mais sofre com as consequências desses abusos.
As principais ameaças para a Bacia do Rio São Francisco são o garimpo, a irrigação e a poluição das águas de seus rios. Como a maior parte dos rios dessa bacia nasce fora do Nordeste, ela não sofre muito com as secas da região.
8) Além dos agrotóxicos, qual outra séria ameaça as bacias hidrográficas brasileiras? R. A contaminação por metais pesados como o mercúrio que é altamente tóxico e de difícil dispersão no meio ambiente.
Principais características O principal rio da bacia é o rio Paraná (onde é derivado seu nome) que recebe as águas de muitos afluentes com destaque para os rios: Grande, Tietê, Paranapanema. ... É uma das regiões mais desenvolvidas do país, com alta biodiversidade, rica em recursos naturais, água e solos férteis.
bacia do Rio Amazonas
Saiba um pouco mais sobre as três maiores bacias hidrográficas brasileiras:
Amazônica
Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.
As bacias brasileiras são as seguintes:
Bacias hidrográficas do Brasil
O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.
As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro.
As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.