Ciclo de Vida Os ovos podem contaminar o solo, a água ou alimentos. E assim, serem ingeridos por um hospedeiro, como o porco ou o homem. Os ovos infectantes ingeridos liberam as larvas no duodeno, no intestino delgado. Agora livres, as larvas atravessam a parede do intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea.
Existe tratamento, que é feito com uso de fármacos e adotando medidas de higiene básica. Quanto à prevenção, ingerir somente água tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los, lavar sempre as mãos, não defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta lista.
A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga.
A contaminação ocorre quando há contato direto com solo contaminado por fezes humanas (mais frequente) ou por via oral. ... Esse verme vive até oito anos na barriga das pessoas e a cura da esquistossomose só é possível com tratamento médico.
A ascaridíase é uma verminose provocada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido como lombriga. A contaminação ocorre quando um indivíduo ingere alimentos contaminados com ovos do verme.
Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.
Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio). Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.