Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial.
Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
1. Uma distinção clássica em linguística é a distinção entre significado e referente. O significado é o conceito que o próprio signo linguístico encerra; o referente é o objecto ou entidade do mundo extralinguístico (real ou imaginário) segmentado por uma palavra ou expressão.
Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.