O classicismo trata de um movimento cultural ocorrido entre os séculos XIV e XVI. Abrangente do ponto de vista artístico, basicamente tinha como objetivo o resgate de elementos da cultura clássica. Como cultura clássica podem ser definidas as artes inspiradas e provindas de origem Greco-romana.
O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.
as Grandes Navegações; a Reforma Protestante (que levou a uma crise religiosa) encabeçada por Martinho Lutero; a invenção da Imprensa pelo alemão Gutenberg; o fim do sistema feudal (início do capitalismo);
Em Portugal, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda destacaram-se como os principais representantes do classicismo. O primeiro notabilizou-se pelo poema épico Os Lusíadas, e o segundo, por introduzir a técnica de composição de poemas em versos decassílabos.
São os principais representantes, na literatura portuguesa, do Classicismo: a) Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Padre José de Anchieta e Almeida Garret.
Luís de Camões
(Enem-2013) Estão, entre os principais representantes do Classicismo português: ... O classicismo português teve como principais representantes Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões. A chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal foi considerado o marco inicial do classicismo no país.
Principais Autores e Obras
Principais autores e obras do Humanismo
Decerto que Luís de Camões (1524-1580) foi o maior representante do classicismo e sua obra Os Lusíadas (1572), a mais importante. Escrita em versos decassílabos heroicos, esse grande poema épico tem como tema as conquistas do povo português na época das grandes navegações.
Os Lusíadas
Principais escritores do Classicismo em Portugal e suas obras principais:
Os Lusíadas
Luís Vaz de Camões é considerado um dos mais importantes autores da literatura portuguesa. Ele nasceu no ano de 1524, na cidade de Lisboa. ... O autor, que morreu em 1580, escreveu Os Lusíadas, um poema épico do classicismo português.
A língua começou, pois, a ser pensada de forma científica, inaugurando-se, em 1868, a moderna filologia portuguesa, através da publicação de “A Língua Portuguesa”, por Adolfo Coelho.
Lisboa, Portugal
Lisboa, Portugal
Ele foi preso por ter agredido um oficial do rei, e depois de ser liberto, não pôde ficar em Portugal.
é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua. ... O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor entre a época arcaica e moderna.
Os Lusíadas, publicado em 12 de março de 1572, narra as grandes navegações de Vasco da Gama. São símbolo cultural e político para os lusitanos e “conferiram dignidade e crédito à língua portuguesa como língua de cultura”, comenta a professora.