junho de 323 a.C.
Timóteo é mencionado na Bíblia durante a segunda visita de Paulo à Listra, na Anatólia, como sendo um "discípulo", "filho de uma judia crente, mas de pai grego". ... Timóteo foi elogiado por Paulo por seu conhecimento das Escrituras, a quem ele parece ter sido apresentado ainda na infância.
Qual foi o “dom de Deus” conferido dessa maneira, Paulo especifica no próximo versículo 2 Timóteo 1: 7 . É “o espírito de poder, de amor e de uma mente sã”. O significado é que estes foram conferidos por Deus e que o presente foi reconhecido por sua ordenação.
Não permita que a timidez, o nervosismo, as críticas, a insegurança ou que qualquer outro fator silencie o que grita no seu coração. Não permita que a voz do Espírito Santo em seu coração seja silenciada pelas trevas que cercam nossa mente. Busque a Deus em oração, em jejum e em louvores.
Timóteo era um jovem pastor filho de uma judia e um grego, que tinha sido ajudante de Paulo em sua obra. Paulo começa a epístola incentivando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e ficar vigilante com relação a falsas doutrinas, além de tratar sobre a conduta pastoral "Combate o bom combate da fé.