René Descartes
Foi precisamente na cidade de Mileto que surgiram os três primeiros filósofos (Tales, Anaximandro e Anaxímenes), que tinham ideias que rejeitavam as explicações tradicionais baseadas na religião e buscavam apresentar uma teoria cosmológica baseada em fenômenos observáveis.
Os filósofos gregos pré-socráticos
Verificado por especialistas. O pai da filosofia é Tales de Mileto. Tales de Mileto (640-548 a.C) foi o primeiro filósofo que temos conhecimento, sendo, assim, considerado o pai da filosofia. ... Tales de Mileto inclusive teve importante papel na criação da primeira escola filosófica, a escola Jônica.
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
Tales de Mileto
· PERÍODO ARISTOTÉLICO (± 390 a.C. a ± 1840 d.C.) A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido).
Tales de Mileto
Nascido em Montpellier, na França, no ano de 1798, Isidore Auguste Marie François Xavier Comte foi um filósofo francês que ficou conhecido por ter sido o primeiro a sintetizar a necessidade de uma ciência da sociedade (Sociologia) e por ter fundamentado, pela primeira vez, a teoria positivista.
As principais escolas filosóficas foram: jônica, aristotélica, pré-socrática, sofista, socrática, pós-socrática, itálica, academia de Platão, liceu de Aristóteles, entre outras.
As principais escolas filosóficas do Período Helenístico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Todas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento, chegar à felicidade e ao bem-estar.
Considerada a mais antiga escola grega de pensamento. Como todas as principais escolas gregas antigas, se voltou contra as explicações místicas, dogmáticas e mitológicas, buscando sentido racional para a origem das coisas. ...
Suas principais escolas são: platonismo, aristotelianismo, estoicismo, epicurismo, ceticismo, cinismo; Entre seus principais representantes estão Platão, Aristóteles, Epicuro, Tales de Mileto, Sócrates, etc.
As escolas filosóficas do período medieval se sobressaiam em três diferentes tipos: a teologia, a metafísica e a filosofia da mente.
A filosofia patrística e escolástica, que correspondem aos dois últimos períodos, foram os mais importantes da filosofia medieval.
Resumo sobre o período cosmológico e as escolas filosóficas jônica, pitagórica e eleática. ... Os eleátas procuram decifrar a origem da natureza e as leis que a regem. Sua preocupação é também cosmológica e, com suas respostas, acabam inaugurando o método idealista na Filosofia.
Estas divisões são apenas uma referência, pois a primeira escola considerada como pertencente a filosofia medieval surgiu antes da queda de Roma. O nome mais conhecido desta escola é Paulo de Tarso. Naquele período (séculos I e II d.C.), a grande preocupação ainda era a difusão do pensamento cristão.
filosofia escolástica
Por fim, de modo geral – e tomando como referência o pensamento cristão –, podemos afirmar que a filosofia medieval se divide em dois grandes períodos: a Patrística e a Escolástica. Período de formação do pensamento cristão, a Patrística vai do século II até o século VIII d.C. Foi a época dos Padres da Igreja.
Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.…