o filósofo holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) passou para a história por se opor ao domínio da Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência. A influência religiosa vigorou praticamente sem contestação durante toda a Idade Média no Ocidente e ainda no tempo de Erasmo era preciso ousadia para ir contra ela.
Origem do nome O programa deve o seu nome ao filósofo holandês Erasmo de Roterdão (em neerlandês, Erasmus), conhecido como oponente do dogmatismo, que viveu e trabalhou em vários locais da Europa para expandir o seu conhecimento e ganhar novos conhecimentos, e que deixou a sua fortuna à Universidade de Basileia.
Países Baixos
Trata-se de um tratado visando a educação das crianças nobres, revelador de mudanças que estavam ocorrendo. Segundo o autor, Erasmo contribuiu para as transformações do conceito de civilidade com o qual diferentes sociedades procuram se expressar, buscando criar uma identidade civilizada.
Erasmus Mundus é um programa de intercâmbio que permite que estudantes europeus possam ir estudar num outro país da União Europeia ou fora da União Europeia e que estudantes de fora da União Europeia possam vir estudar na Europa.
O Erasmus+ é o programa europeu no domínio da educação, formação, juventude e desporto. Quem pode participarPodem participar no Erasmus+ pessoas a título individual e organizações, embora as condições de admissão variem. Gestão do programaO programa é gerido pela Comissão Europeia, juntamente com outras organizações.
5 bolsas para estudar na Europa que você precisa conhecer
Para se candidatar a um mestrado na Europa é necessário apresentar alguns documentos. Assim como no Brasil, o diploma ou comprovante de graduação é indispensável. Obviamente, o candidato deve ter passaporte válido e visto de estudante, ou ser cidadão europeu!
As taxas para estudar mestrado em uma universidade variam. Em 2019/2020, estudantes europeus ou brasileiros com dupla cidadania devem pagar 243 euros por ano em nível de mestrado e 601 euros por ano em formações de Engenharia em uma instituição sob tutela do Ministério do Ensino Superior.
Candidatura às bolsas para graduação e pós na Inglaterra Para a candidatura na universidade é necessário enviar documentos básicos como histórico e diploma com apostilamento de haia e tradução juramentada, prova de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), carta de motivação e carta de recomendação.
A Universidade de Westminster, que oferece bolsa para fazer mestrado na Universidade e também bolsa para estudar em Londres, tem uma bolsas chamada a Vice Chancellor voltada para quem quer fazer faculdade em Londres em qualquer área do conhecimento.
Pós-Graduação