óleo de amendoim
Os 4 tempos - Admissão; compressão; expansão; escape, realizam-se durante 2 voltas completas da cambota, ou seja em 4 cursos do êmbolo. Resumindo: 1 - Admissão (do ar); 2 - Compressão (do ar); 3 - Expansão (dos gases de combustão); 4 - Escape (dos gases da combustão).
Os gases queimados são expulsos através da passagem dada pela válvula e escape. Figura 12 – Funcionamento do motor Diesel 4 tempos: a) admissão; b) compressão; c) combustão; d) escape. Num motor de 2 tempos a admissão e o escape ocorrem ao mesmo tempo da compressão e expansão.
O sistema de injeção diesel consiste em:
Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 1.
Conheça as 10 mais importantes peças de motor automotivo
Quais São as Peças Que Se Situam no Cabeçote do Motor?
O papel fundamental da junta de cabeçote não é apenas unir a parte inferior e superior do motor, mas sim de fazer a vedação de todos os gases quentes durante o funcionamento do motor, bem como a circulação correta do óleo lubrificante e do líquido de arrefecimento em suas respectivas galerias de circulação.
Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2. Figura 2. Partes do motor de combustão interna.
É dividida em três partes: cabeça, corpo e pé, sendo que a cabeça está ligada ao pistão por meio do pino e o pé está ligado ao virabrequim mediante um material antifricção chamado de bronzina.
De modo geral, os componentes das máquinas agrícolas que necessitam lubrificação são: mancais de atrito, mancais de rolamento, eixos sem fim, eixos telescópicos, engrenagens, correntes, pistões, juntas universais e bombas.
O sistema de lubrificação é responsável pela preservação dos componentes móveis do motor a combustão interna: pistão, bielas e virabrequim. Seu funcionamento é muito simples: usando de artifícios hidráulicos, o sistema faz com que o óleo circule em um circuito fechado.
O sistema de lubrificação, como o nome diz, existe principalmente para lubrificar as peças móveis do motor e diminuir o atrito entre elas e seu conseqüente desgaste, bem como para "refrigerar" o motor, absorvendo parte do calor. Um elemento importante desse sistema é o óleo lubrificante.
Como funciona o sistema de lubrificação do motor? O óleo lubrificante fica armazenado no cárter. Ele é sugado por uma bomba de óleo, passa pelo filtro e segue para a galeria principal, de onde é distribuído para outros pontos do motor. Daí o óleo sobre para fazer a lubrificação do balancim e depois desce.
O filtro do óleo tem a função de bloquear a circulação de impurezas no motor. ... Também há partículas no óleo geradas pelo desgaste natural das bronzinas, camisas, anéis e pistões, cujos resíduos podem causar danos ao conjunto. Um filtro de óleo mantém em seu interior um volume entre 0,5 e 1 litro de óleo usado.
Nos motores de quatro tempos o óleo lubrificante é armazenado no cárter e o fluxo de óleo é feito sob pressão através de galerias existentes no motor. Nos motores de dois tempos do ciclo Otto o óleo lubrificante fica misturado com o combustível no tanque.