Mandacaru
Como obter brotos ou mudas de um cacto-estrela Em poucos dias surgirão as raízes e logo a muda soltará brotos. As flores duram alguns dias.
Os principais cuidados com a Poisenttia são:
Água: a Flor-do-Natal deve ser regada apenas quando a terra está seca. Com a falta de humidade planta tende a murchar e a recuperação é lenta. O estresse hídrico facilita o ataque de pragas, cochonilhas e os pulgões, prejudicando ainda mais o crescimento das plantas.
Devem ser cultivadas em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos, sempre a pleno sol. É bastante rústica, no entanto exige regas periódicas. Tolerante ao frio. Requer reformas bienais dos canteiros, nos climas mais rigorosos.
Penta (Penta lanceolata) – Cultivo: É um arbusto de fácil cultivo, necessita de muito sol e solo fértil com composto orgânico e boa drenagem. Pode ser usada para compor conjuntos com outras plantas. A propagação é feita por estaquia na primavera, de preferência, quando reinicia seu crescimento.
Sua reprodução se dá por sementes que germinam em cerca de uma semana ou por estaquia. As sementes são minúsculas e achei as mudinhas um pouco frágeis, então é melhor cultivá-las num vasinho bem pequeno, tipo o de violeta, e transplantá-la depois de uns dois meses.
Mudas e podas Pode conseguir boas mudas se dividir as touceiras da planta por estaquia e sementes. Como qualquer planta, o truque para boas mudas é a altura em que são tiradas. A época certa para tirar mudas da flor-de-coral são as estações de primavera e verão.
Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes. Se achar necessário, cortar alguns galhos para dar ventilação a planta e cortar brotos altos que surgirem, mas evitar a poda drástica de toda a planta (nunca vai recuperar sua beleza original).
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, rico em húmus e irrigado regularmente. Não tolera estiagens prolongadas. É bastante rústica e responde bem a adubação rica em fósforo e potássio, florescendo em abundância.
Utilização da Flor-de-coral Ela é usada para fins ornamentais, embelezando canteiros, jardins, praças, ruas e jardineiras, fazendo parte de variados projetos paisagísticos. Na medicina popular, as raízes, caules, folhas e sementes são usadas em variadas aplicações para alívio de várias enfermidades.
Local de cultivo ao sol em solos areno-argilosos e muito bem drenados. É comercializado em potes médios. Fazer um buraco maior que seu torrão, colocar no fundo a mistura de substrato seguinte: adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gramas, areia e húmus de minhoca em partes iguais. Misturar bem.
Caso se tornem plantas demasiadamente altas, uma poda deverá ser feita no final do inverno. Apesar de perene, após 2 anos, a Estrela do Egito perde o vigor inicial, sendo necessário o replantio.
Elas apresentam folhas grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde...
Remover muitas colunas pode prejudicar o seu cacto. Serre as partes necessárias. Podar as colunas será parecido com serrar o galho de uma árvore. Faça cortes preliminares alguns centímetros acima da base da coluna, onde o corte final será feito.
Retire o broto com cuidado e, usando luvas de proteção, coloque-o na terra e aperte o substrato, apenas o suficiente para que ele fique em pé. Adicione uma camada de cascalho ou areia sobre a terra ao redor do cacto.
Uma dica é cortar uma tira larga e comprida de papel e envolver o broto nela para conseguir manipulá-lo sem terminar com as mãos cheias de espinhos. Nas primeiras semanas após o replante, procure deixar o vaso à meia sombra até que o broto tenha emitido as primeiras raízes novas.
Preparo do local. O substrato ideal para plantar cactos orgânicos é a composição de terra adubada, areia e pedriscos, na proporção de 2:2:2.