Mas clavulânico e enrofloxacina e amoxicilina são os antibióticos indicados.
O coto é a parte do membro que permanece após a cirurgia de amputação, que pode ser feita em casos de má circulação em pessoas com diabetes, tumores ou traumatismos provocados por acidentes. As partes do corpo que podem ser amputadas incluem os dedos, mãos, nariz, orelhas, braços, pernas ou pés.
Quanto ao tratamento, a forma mais segura e eficaz de tratar a infecção é fazendo a remoção cirúrgica de útero e ovário (ovariohisterectomia), e recorrendo aos antibióticos. O período mínimo de internação é de 48 horas, momento em que também devem ser solicitados exames para controlar e monitorar a infecção.
Causas. A progestrona provoca uma diminuição das defesas naturais do útero, fazendo com que este fique mais susceptível a infecções de bactérias que habitam normalmente a vagina e que “sobem” através do cervix para o útero infectando-o. Dentro destas bactérias, a E. coli é a bactéria que mais vezes causa piometra.
A piometra ocorre quando existe uma invasão bacteriana do útero na ocorrência da hiperplasia da mucosa uterina, levando ao acúmulo de pus dentro do útero. As cadelas tem cios normalmente a cada 6 meses.
Para diagnosticar a piometra em cadelas, além da anamnese, você médico veterinário, pode solicitar a ultrassonografia e/ou radiografia da região abdominal. Ainda, existem alguns profissionais que decidem realizar exames de sangue para considerar a gravidade e o prognóstico do caso.
O método mais seguro de prevenir a piometra é através da castração eletiva, principalmente no animal jovem, pois assim o útero ainda não foi exposto à ação hormonal, e a remoção de ovários e útero evitará exposição futura. Também não se deve utilizar medicação hormonal (anticoncepcionais) para cadelas não castradas.
A piometra em cadelas pode ser de dois tipos:
A insuficiência renal aguda (IRA) é a principal complicação da piometra canina e ocorre secundária a glomerulonefrite por deposição de imunocomplexos, sendo diretamente ligada a longos períodos de internamento e ao óbito em cadelas com piometra.
“A única forma de prevenção da piometra é a castração precoce das fêmeas quando não há interesse reprodutivo, pois assim as pacientes não sofrerão mais influência do seu ciclo reprodutivo.
O tratamento para uma cadela com corrimento vai depender da causa:
Tratamento. O tratamento para a infecção urinária em cães é feito através de antibióticos, e sua administração deve ser seguida a risca por todos os dias indicados pelo veterinário, mesmo que os sintomas desapareçam antes. Fazer xixi não pode ser um tormento para seu bichinho.