Segundo dados da ABRADEE, a maioria dos estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste utiliza a voltagem 127 V. No Sul, Nordeste, Distrito Federal e Goiás, a voltagem utilizada é de 220 V.
110
A voltagem em Porto Seguro é 220. há mais de um ano. A voltagem da cidade é 220.
220 volts
Agora, o aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V, dependendo do lugar que estiver é possível ajustar. ... Assim que você liga na tomada eles reconhecem a tensão elétrica automaticamente e trabalham na certa.
Na maioria dos casos, os aparelhos bivolt automáticos funcionam em tensões de 100 a 240 volts. ... Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.
Bivolt é a capacidade de um equipamento elétrico de ser ligado a circuitos que possuam duas voltagens, geralmente entre 127V e 220V.
Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.
Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.
Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.
O aparelho 220V pode ser conectado a uma rede 110V, pois a voltagem da rede é metade da que o aparelho precisa e, portanto, não haverá sobrecarga. Porém, não é recomendado fazer isso porque seu aparelho vai operar sem ligar o compressor, ou seja, não irá gelar o ambiente, apenas ventilar.
Pode usar um transformador para mudar a voltagem, mas precisa verificar se esta instalação suporta ligar um ar condicionado que normalmente necessita de instalação mais robusta pois consomem em geral mais energia que outros aparelhos domésticos.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Resumindo, o melhor é não usar. Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma. Lembrando também que o consumo de energia será bem maior.
Potências recomendadas de transformador Segundo a Unitel, fabricante de transformadores, o ideal para potências de 7.
Por isso, a recomendação é utilizar um transformador com potência um pouco maior do que a apontada no cálculo. → No caso dos aparelhos de ar condicionado split 12.
Fazer a instalação de uma tomada é muito simples, não é mesmo? Pois basta ligar fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo de terra no pino central da tomada.
A extensão elétrica deve ser usada como último recurso, pois o ar-condicionado é um equipamento delicado e cheio de componentes eletrônicos. Isso quer dizer que ele precisa de estabilidade na rede elétrica.
Você pode entrar em contato da companhia de energia elétrica da sua região para saber qual o procedimento para que sua casa tenha 220v. Se o seu relógio for Monofásico você terá que solicitar a troca para um Bifásico para conseguir fazer a ligação em 220v.
Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto. Depois de desmontada a tomada, ligue cuidadosamente o disjuntor e com o multímetro, verifique quais são os fios que contém fase e qual é o neutro.
As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V. Se usarmos a rede de 110 V (Voltagem), para obter os 4400 W (Potência) a corrente deverá ser de 40 A (pois 40 x 110 = 4400 W).
Só que um é uma tensão de linha e uma tensão de fase. No caso do sistema 380/220V, o 220V é a tensão de fase. Entre fase e neutro entre fase e fase eu tenho uma tensão de 380V. Já no caso do 220/127V, o 220V ele é a tensão de linha, ou seja, entre fase e fase e entre fase e neutro eu tenho 127V.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção: