Resposta. A relação se baseia na conquista de novos territórios. Com a expansão marítima conseguiram encontrar novas regiões para se retirar bens. Vale lembrar que a maioria dos paises encontrados durante esse periodo, vivaram colonias de exploração e sofreram muito com o os países do Velho Mundo.
O Estado Moderno é fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o exército nacional, a estrutura jurídica única e a sistematização da cobrança de impostos.
Enquanto que na monarquia medieval o poder era absoluto/divino e hereditário, o estado moderno garantia um poder separado em três poderes: executivo, legislativo, judiciário, além de ser constitucional.
As principais características do Estado Moderno são a instituição do voto, com escolha direta dos representantes, divisão das fronteiras de acordo com elementos étnicos e emprego do sistema capitalista de produção.
O Estado Moderno surge na Europa a partir do fim da Idade Média, que tem como marco a Queda de Constantinopla, em 1453. Ele é caracterizado pela presença de um governante absolutista, monarca, que é detentor de todo o poder.
Vencendo os regionalismos e o universalismo medieval, o Estado moderno tinha por objetivo a formação de sociedade nacional, com as seguintes características: ... Território definido: Cada estado foi definido suas fronteiras políticas, estabelecendo os limites territoriais de cada governo nacional.
O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. O soberano era apenas mais um entre os nobres e deveria buscar o equilíbrio entre a nobreza e seu próprio espaço.
No sistema feudal há a descentralização do poder nas mão dos senhores feudais. No regime absolutista o Rei é o Soberano e líder do Estado Nacional. Lembre-se: No Feudalismo havia a figura do Rei, porém este não tinha poder político e não soberano de um Estado unificado.
Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.