Os tratados internacionais ambientais surgem para estabilizar as relações entre os Estados, seus atuantes internos e o meio ambiente, porém muitas vezes a atenção necessária para tal não é dada, resultando em uma relação desarmônica entre o homem e o meio em que vive, provocando consequências irreversíveis.
Resposta. As conferências ambientais são eventos que reúnem líderes de diversos países pelo mundo com a finalidade de discutir os impactos ambientais das atividades humanas no planeta, buscando assim soluções para garantir a sustentabilidade.
Entende-se por política ambiental o conjunto de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em um dado território. ... Além disso, foi elaborado, em 1934, o primeiro Código Florestal Brasileiro para regulamentar o uso da terra no sentido de preservar o meio natural.
O acordo estabelecia que cada país se comprometesse a refletir sobre a forma como todos os setores da sociedade poderiam cooperar na solução dos problemas socioambientais. O principal e mais rígido tratado sobre o clima criado até hoje é o Protocolo de Kyoto.
por este motivo, o multilateralismo é de alta relevância em questões ambientais. O Brasil desempenhou um papel de destaque nas negociações, o que se evidencia pelo fato de que muitas de suas posições foram aceitas nas negociações e codificadas nos acordos delas decorrentes.
De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais.