As enzimas em maior quantidade nos peroxissomos humanos são urato oxidase, D-aminoácido oxidase e catalase. ... Os peroxissomos possuem outras funções como, por exemplo, participam da síntese de ácidos biliares e de colesterol no fígado.
Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Lisossomo - Organela presente no citoplasma de célula eucariontes, responsável pela digestão intracelular. Peroxissomo - Organela parecida com o lisossomo, a qual contém catalase em seu interior; sua função é livrar a célula de certos resíduos tóxicos e participar da conversão de gordura em glicose.
Explicação: Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
A organela responsável pela produção de energia da célula é a mitocôndria. A mitocôndria é frequentemente comparada a uma usina de energia, visto que sua principal função é participar da produção de energia das células pelo processo de respiração celular.
mitocôndrias
Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. ... Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula.
A extracelular se refere à ocorrência do processo digestório no tubo digestivo dos animais, sendo, portanto, fora da célula. ...