3 - Motores elétricos por indução, acoplados diretos, como por exemplo, furadeira, ventilador, máquina de lavar, batedeira entre outros, tem o pico de arrancada de 3 vezes sua potência nominal. Exemplo: Consumo de 01 motor elétrico de 2.
Silvio, Um motor mono/bifás/trif de 1 CV ligado 6 horas por dia, em 30 dias, vai consumir em média 133,20 kWh. Já um motor monofásico de 1/2 CV ligado por 6 horas por dia, em 30 dias, vai consumir em média 64,80 kWh.
Caso se queira calcular o consumo do motor para um ano de operação, procede-se da mesma maneira: multiplica-se o número de horas que o motor opera durante o ano pelo consumo em uma hora de operação.
Como calcular consumo em kwh Para calcular o consumo por hora, deve-se multiplicar a potência em kW pela quantidade de horas em que um aparelho for utilizado. Este resultado será obtido em quilowatt hora ou kWh. Em seguida basta multiplicar a sua potência em kW pela quantidade de dias e horas em que ele foi utilizado.
Método 1 de 3: Usando a matemática para determinar a potência
Potência Elétrica Média (WATTS) de Aparelhos Elétricos
Pelo meu conhecimento é o seguinte. Na caixa de todos os compressores que comprei da embraco, sempre tem impresso na lateral a potencia em HP e a voltagem. Se não tiver a caixa, entre em http://www.embraco.com/catalog/?&language=PT e digite o modelo do compressor.
Calcula-se que seja de quatro vezes ou mais em relação a quando está em funcionamento. Ou seja, se a sua geladeira consome 100 watts, é indicado que considere 400 watts no momento de comprar o gerador de energia.
Como dimensionar um gerador:
Para saber a potência do grupo gerador ideal, você deve somar o índice de consumo de energia elétrica em watts (W) de todos os objetos que serão conectados isolados ou simultaneamente ao dispositivo. O resultado dessa soma corresponde ao total de energia que o grupo gerador deverá produzir.