Brasília, 24 de abril de 2002; 181º da Independência e 114ºda República. Regulamenta a Lei nº 10.
Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos. ... A Libras foi criada, então, junto com o INES, a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros.
Decreto nº 5.
° 5.
As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Decreto 5.
Foi o abade francês Charles-Michel. Na metade do século XVIII, ele desenvolveu um sistema de sinais para alfabetizar crianças surdas que serviu de base para o método usado até hoje. Na época, as crianças com deficiências auditivas e na fala não eram alfabetizadas.
O alfabeto manual de Libras teve origem ainda no império. Foi criado pelo abade Charles-Michel de LÉpée, no século XVI. Ele foi o fundador da primeira escola para deficientes auditivos em Paris, e o precursor no uso da língua de sinais. ... Assim como o alfabeto, os números também são representados manualmente.
C - Laurent Clerc. D - Jean Massieu 16 - Quais os autores que publicaram o alfabeto manual, livros e métodos que ensinavam os Surdos a usarem sinais e escrita e alguns pela via da oralização? A - Charles-Michel de l'Épée (1712-1789), Roch-Ambroise Cucurron Sicard (1742-1822) e Pierre Desloges (1747-1799).
Valerie Sutton
Foi possível comprovar o valor linguístico da língua brasileira de sinais por meio da sua inserção como idioma oficial no Brasil. A concepção e interpretação da língua sobre as línguas de sinais acontece quando a educação inclusiva, na maneira de incluir a todos dentro de um ambiente educacional.
“As línguas gesto-visuais, pelo fato de serem percebidas pela visão e transmitidas pelas mãos, pelo rosto e pelo corpo, tem a capacidade de representar certos conceitos espacial-temporais e captar as características físicas do referente” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em ...
A palavra “Fonologia” vem do Grego esignifica phonos = voz/som e logos = palavra/estudo e é considerado um ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.