A Ginástica Artística, tem origens muito antigas. Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica (2007), a Ginástica Artística é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.
Dentre as escolas de ginástica, as mais destacadas na pesquisa foram as ginásticas Sueca e Dinamarquesa, pela ênfase voltada para a correção postural e sua importância na saúde. A ginástica Francesa, priorizando a performance dos indivíduos, busca a superação dos índices anteriores e sempre um corpo forte e sadio.
A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade.
A ginástica de academia é uma modalidade que objetiva melhoria nos sistemas respiratório e cardiovascular implicando em algumas qualidades físicas como a resistência aeróbia, resistência muscular localizada, força e flexibilidade.