Base de maquiagem é o tipo de produto que toda mulher costuma ter no nécessaire. E não é pra menos: sua função é uniformizar o tom da pele, neutralizando as manchinhas e áreas vermelhas do rosto, cobrir imperfeições, como espinhas e marcas de acne, além de deixar a pele mais sequinha, segurando a oleosidade.
A função base é caracterizada por substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Devido a presença desse grupo, essas substâncias são também chamadas de hidróxidos. ... As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos.
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. O primeiro confere o sabor azedo ao limão e as demais frutas cítricas, enquanto o uso do segundo está relacionado a produtos de limpeza. ... As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Sais são o resultado da reação de um ácido com uma base. Essa reação é chamada de neutralização ou salificação e forma água junto com o sal. Em outras palavras, os sais são compostos iônicos que possuem um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor, também é essencial para o corpo humano, o sódio é responsável pelos movimentos e ligamentos dos músculos. Em ligas antiatrito com o chumbo para a produção de balas (projéteis).
Esses sais estão presentes principalmente na fabricação de sabões, como o esteroato de sódio e o oleato de potássio. Estão presentes também em medicamentos, aditivos alimentares, soluções fotográficas, fixadores de corantes de tecidos, tingimentos de couros, entre outros.
Entende-se por sal de ácido carboxílico o composto orgânico originado a partir da interação entre um ácido carboxílico e uma base inorgânica, o que resulta sempre em água e em um sal. Basicamente, o hidrogênio (H) da hidroxila (OH) do ácido troca de posição com o metal X da base.
Ácidos carboxílicos designam uma função orgânica oxigenada, ou seja, que possui pelo menos um átomo de oxigênio em sua estrutura. Esses ácidos são indicados pela fórmula geral COOH e caracterizam-se, essencialmente, pela presença do grupo carboxila em sua estrutura.
Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.
Na tabela abaixo estão listados os seguintes sais minerais: fósforo, ferro, magnésio, sódio, iodo, cálcio, flúor, potássio, zinco, selênio, manganês, cobre, enxofre, cromo, além de suas funções principais e as fontes alimentares onde são encontrados.