A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.
A Amilase Salivar (ou ptialina) é uma enzima da saliva que, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.
A digestão do amido se inicia na boca por ação da enzima amilase salivar ou ptialina que hidrolisa o amido em maltose, um dissacarídeo (glicose+glicose). ... Ainda no duodeno, a maltose é quebrada em duas moléculas de glicose por ação da enzima maltase do suco entérico (secretado por células da mucosa intestinal).
A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.
A escala de pH vai de 0 a 14, sendo que valor neutro é o 7. As substâncias denominadas como ácidas vão dos valores entre 0 e 7, já as básicas (alcalinas) são de 7 à 14. No caso de uma saliva saudável, deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,2.
A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, através de seus tam- pões, mucinato/mucina, HCO3 / H2CO3 e HPO4 / H2PO4, que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, mantendo a integri- dade dos dentes e da mucosa bucal18.
A saliva contém uma enzima chamada de amilase salivar ou ptialina, que atua na digestão do amido presente em pães, bolos, bolachas, etc. O suco pancreatico possui a Tripsina, a lipase pancreatica e a amilase pancreática, atuando no intestino delgado, quebra peptídeos, lipidios e amido.
As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.
A saliva impede o desenvolvimento de agentes patológicos ao formar uma espécie de barreira mucosa que envolve o tecido, protegendo-o, e também por causa das proteínas existentes em sua composição que possuem função antibacteriana.
As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.
As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
As glândulas do corpo humano são órgãos que fazem parte do sistema endócrino e exócrino, de modo que a principal função delas é a produção de hormônios e o equilíbrio do metabolismo para o bom funcionamento do corpo.
As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do organismo e na eliminação de produtos que o corpo não necessita. As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial que apresentam como característica principal a propriedade secretora.
As glândulas sebáceas são encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. Sua secreção é uma mistura complexa de lipídios cuja função é a lubrificação da pele, além da ação bactericida.
as glândulas fazem parte do sistema excretor, ou seja, aquele que elimina determinadas substâncias.As glândulas sudoríferas são responsáveis por ajudar o corpo a dissipar calor excessivas.As glândulas sebáceas são essências para manterem a hidratação da pele.
“Além de fatores hormonais e genéticos, uma alimentação desequilibrada, com excesso de carboidratos refinados (presentes no pão branco, biscoitos e doces em geral), além de alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, pode estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas”, explica Daniela de Almeida ...
As glândulas sebáceas estão presentes em todo o corpo humano, não sendo encontradas apenas nas palmas das mãos e dos pés e no dorso dos pés. Os locais onde ocorrem com maior frequência são o rosto, as costas e o tórax. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As glândulas sudoríparas écrinas são as mais frequentes e ocorrem em quase toda a extensão da pele. Porém, concentram-se nas palmas das mãos e plantas dos pés. Essas glândulas liberam as suas secreções diretamente na superfície da pele. Além disso, a secreção não possui parte do citoplasma de suas células.