Qual A Finalidade 2001 Diretrizes Nacionais Para A Educaço Especial Na Educaço Bsica?
Qual a finalidade 2001 Diretrizes Nacionais para a Educaço Especial na Educaço Bsica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Qual a finalidade 2001 Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica?
A Resolução n° 2/2001, aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, coloca para os sistemas de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos e atender suas necessidades educacionais especiais.
Qual o objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial?
Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências, sua integração social, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais.
Quais documentos resoluções pareceres e diretrizes que regem a Educação Especial e a educação de Jovens e Adultos EJA?
Educação de Jovens e Adultos
Parecer CNE/CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000 - Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Mais itens...
Quais documentos resoluções Pereceres e diretrizes que regem a Educação Especial?
Leis e documentos
1988 – Constituição da República Federativa do Brasil. ...
1989 – Lei nº 7.853/89. ...
1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. ...
1990 – Declaração Mundial de Educação para Todos. ...
1994 – Declaração de Salamanca. ...
1994 – Política Nacional de Educação Especial.
Mais itens...
Como deve ser o currículo na educação especial?
De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.
O que diz o texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na educação Básico Resolução CNE CEB nº 2 2001 artigo 2º?
Art 2º Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.
Quais as diretrizes curriculares da EJA?
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA abrangem os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio, nos termos da LDBEN 9394/96.
Quais são as legislações que regem a educação especial?
DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999. - Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.
Quais os documentos que norteia a educação inclusiva?
Educação Inclusiva no Brasil
1961 – Lei Nº 4.024. ...
1971 – Lei Nº 5.692. ...
1988 – Constituição Federal. ...
1989 – Lei Nº 7.853. ...
1990 – Lei Nº 8.069. ...
1996 – Lei Nº 9.394. ...
1999 – Decreto Nº 3.298. ...
2001 – Lei Nº 10.172.
Mais itens...•4 de mar. de 2020
Quais são os objetivos da Educação Especial?
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
Para que serve uma política de Educação Especial?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
O que significa adequar o currículo?
A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. ... Uma maior diversificação curricular, que contempla as variações do alunado, vincula-se diretamente a uma menor necessidade de adequações curriculares.
O que devemos levar em consideração para pensarmos um currículo inclusivo?
A escola inclusiva precisa ter claro o reconhecimento de que cada estudante tem um potencial, ritmo de trabalho diferenciado, expectativas, estilos de aprendizagens, motivações e valores culturais, ou seja, reconhecê-los como diferentes.
O que a Resolução 02 01 conceitua como educação especial?
3º Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, ...
O que dizem as Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Infantil?
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que as propostas pedagógicas devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
O que são as Diretrizes curriculares e qual a sua função?
As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de normas e procedimentos obrigatórios para a Educação Básica que orientam o planejamento escolar da instituição de ensino e o seu sistema de ensino auxiliando na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.