Para fazer isso, é bom contar com a ajuda de um profissional. Uma dica extra: a distância entre uma estaca e outra é de aproximadamente 2,5 metros, sendo que a cada nove estacas, é recomendado colocar uma estaca esticadora.
10 metros
Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.
Principais tipos de estacas de fundação
Qual é o tipo de fundação profunda no qual as cargas são transmitidas preponderantemente pela ponta? Estaca. Sapata.
Estacas escavadas é a denominação para estacas que, são executadas por escavação mecânica com equipamento rotativo, que tem o objetivo de perfurar o terreno e posteriormente, preencher o local perfurado com concreto.
Também conhecida como estaca cravada à reação ou estaca prensada, a estaca mega é cravada em segmentos de concreto pré-moldado com o auxílio de um macaco hidráulico. São comumente utilizadas em reforço à fundação já existente ou para correção de patologias, como um recalque diferencial da estrutura.
A estaca Franki é um tipo de estaca cravada que é moldada no próprio local de sua execução. ... A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo. O fuste pode ser executado com revestimento perdido ou não, ou ainda com elemento pré moldado.
Se comparadas às estacas pré-moldadas, as strauss bem executadas têm como vantagem o preenchimento de todos os espaços vazios entre a estaca e o solo, aumentando o atrito lateral. Em compensação, apresentam capacidade de carga inferior às estacas franki e às estacas pré-moldadas de concreto.
A estaca strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (também denominada piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada.
Estacas escavadas ou barretes são estacas executadas de forma circular ou retangular, moldadas in loco e executada com concretagem submersa.
A lama bentonítica tem uma densidade que se sedimenta numa velocidade maior e que se descartada incorretamente como próximos aos rios pode provocar o impedimento da oxigenação.
As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação. Por ser uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos adjacentes evitando problemas que possam incomodar a vizinhança.
Os diâmetros comerciais da estaca escavada são de 25 a 90 cm, suportando uma carga de 200kN a 2.
As estacas recebem, na sua extremidade inferior, uma ponteira de aço para proteção da ponta da estaca e facilitar a penetração no solo e, na parte superior, aplica-se uma proteção provisória de aço (anel), para evitar que sob as pancadas na fase de cravação esta parte se rompa.