Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura.
Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.
Um exemplo de acelomados são os platelmintos. Os platelmintos são animais de corpo achatado que têm como representante as planárias, esquistossomos e tênia. ... Pseudocelomados são animais que possuem uma cavidade, entretanto, essa cavidade é delimitada em parte pela mesoderme e a outra parte é delimitada pela endoderme.
Podemos classificar os animais em diblásticos e triblásticos de acordo com o número de folhetos. Os animais diblásticos são aqueles que apresentam apenas dois, a ectoderma e a endoderma. Já os animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.
O reino Protista é um grupo muito diversificado, dentre suas características, podemos destacar: São eucariontes, apresentando, assim, núcleo delimitado pela carioteca e organelas membranosas; ... Organismos pertencentes a esse reino podem ser de vida livre ou viver em simbiose com outros organismos.
Característica gerais dos fungos Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.
Fungos são seres vivos pertencentes ao reino fungi, pois são diferentes dos animais e plantas, tendo em vista que as suas paredes celulares possuem quitina e glucanos, diferente das células das plantas, que possui celulose, e das animais, que não possuem parede celular, apenas membrana.
Os seres vivos mais Simples A maioria dos seres do Reino Fungi é saprófita, oiuseja, se alimenta de matéria orgânica em decomposição. Alguns podem ser parasitas como é o caso das micoses. Sua digestão é extracorpórea. Enzimas extracelulares fazem a digestão do material orgânico, depois os nutrientes são absorvidos.
→ Reino Fungi: Esse reino engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo, podemos citar os bolores, cogumelos e levedos.
Algumas espécies são comestíveis outras são alucinógenas, e outras ainda venenosas.
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS EM CINCO REINOS
Sem dúvidas, esse é o sistema mais utilizado, apesar de existirem outras classificações. De acordo com o sistema de Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.
O reino é a mais abrangente categoria de classificação, pois envolve o maior número de organismos.
A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, agrupa os seres vivos nos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.