Os biofilmes são tipicamente banhados por fluídos que carregam microrganismos. O biofilme dentário é banhado pela saliva. Os microrganismos que colonizam os dentes formam a chamada placa dental bacteriana, de enorme interesse à odontologia e outras áreas de medicina. A placa dental bacteriana é um BIOFILME.
Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.
O que é Placa Bacteriana? Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite.
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.
Sabe aquela sensação rugosa nos dentes? A placa bacteriana nada mais é que uma película transparente e pegajosa que se adere aos dentes. É constituída de restos de alimentos, microrganismos e células descamadas. “Se não removida, ela vai se tornando espessa e de cor amarelada ou acinzentada”, alerta o profissional.
Facetas de resina ou porcelana: vantagens e desvantagens