Conhecer o máximo de investimentos disponíveis é essencial para tomar uma decisão informada e alinhada com suas características. Na renda fixa, por exemplo, existe o chamado recibo de depósito bancário (RDB).
Em síntese, estes juros são a rentabilidade deste investimento. Basicamente, RDB e CDB são seguros e podem ter boas rentabilidades. Além disso, possuem prazos de vencimentos.
Porém, existem três importantes diferenças entre RDB e CDB que dizem respeito à disponibilidade, liquidez e negociação desses títulos. De forma geral, há bem mais CDBs disponíveis no mercado do que RDBs, pois mais instituições financeiras realizam a sua emissão. Por isso, provavelmente o investidor encontre mais alternativas de CDBs se estiver em busca de ambos.
SAIBA+IQ: Como escolher uma corretora?
Além disso, é preciso pensar no seu perfil de investidor e nos seus objetivos financeiros. Em relação à tolerância ao risco, ela é semelhante para ambos. Afinal, os dois são considerados seguros. Mas você pode considerar o risco de liquidez para decidir.
Além disso, o valor de investimento inicial é variável para cada título, sendo que existem opções que são mais acessíveis do que outras. Outro ponto importante está relacionado à incidência do Imposto Renda — ela se dá segundo a tabela regressiva da renda fixa.
Com as características que você já conhece sobre os RDBs, é possível fazer um paralelo com os certificados de depósito bancário (CDB). Eles guardam semelhanças, tanto em relação ao propósito como sobre o funcionamento.
Já os RDBs não costumam ter liquidez antes do vencimento. Isso quer dizer que, em condições normais, não permitem resgate antes do fim do prazo. Eles também são intransferíveis e inegociáveis — não podendo ser negociados em mercado secundário.
As características de rentabilidade e o pagamento de impostos também são iguais, assim como a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O RDB é uma forma de captação mais direta dos bancos, geralmente usada para cobrir empréstimos bancários de curto prazo e juro extremamente agressivo, como os cheques especiais, por exemplo.
Menos popular do que outras aplicações de renda fixa, o recibo de depósito bancário (RDB) pode ser uma boa alternativa para a diversificação da carteira. De forma geral, esse título é bem semelhante ao CDB (certificado de depósito bancário), mas possui algumas peculiaridades que precisam ser conhecidas na hora de investir.
Ao conhecer essa alternativa, você notará que diversos pontos dele são semelhantes a outros títulos disponíveis no mercado. Em relação ao rendimento do RDB, o funcionamento segue as regras da renda fixa e pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido.
Tanto o CDB quanto o RDB são investimentos de baixo risco, e ambos estão cobertos pelo Fundo Garantidor (FGC) até o limite de aplicação de R$ 250 mil. A incidência de Imposto de Renda sobre os rendimentos varia conforme o prazo de aplicação e também é idêntico para ambos:
O recibo de depósito bancário é um título de renda fixa emitido por algumas instituições financeiras para captação de recursos. Ou seja, quem o adquire está, na prática, emprestando dinheiro para a instituição para recebê-lo de volta no futuro, acrescido de juros.
Para aumentar as chances de encontrar a alternativa certa, vale a pena priorizar uma corretora com amplo portfólio. Na Genial Investimentos, você contará com uma estrutura moderna, suporte qualificado e grande oferta de produtos e ativos financeiros.
O Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um título usado por bancos para a captação de recursos. O dinheiro que você deposita no CDB é reutilizado por bancos para empréstimos e financiamentos. Em troca do capital que você disponibiliza, o banco lhe proporciona um juro pré-determinado, ou seja, trata-se de uma aplicação de renda fixa.
Quer conhecer os nossos serviços? Então, não perca tempo! Clique aqui, e abra já a sua conta na Terra Investimentos!
Basicamente, RDB significa Recibo de Depósito Financeiro. Assim, são títulos de renda fixa emitidos pelos Bancos comerciais e de investimentos. Sendo assim, podem ser emitidos por sociedades de créditos, de financiamento e cooperativas de créditos.
Para ter acesso às alternativas que o mercado oferece, o primeiro passo é abrir conta em uma corretora. Na Terra Investimentos, nossa equipe oferece uma curadoria de investimentos totalmente voltada ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.
Também é fundamental definir seus objetivos financeiros. Se a intenção for investir a reserva de emergência, por exemplo, é preciso contar com liquidez diária, devido à possibilidade de resgate.
SAIBA+IQ: 5 melhores corretoras de bitcoin estrangeiras
Para começar, ambos são emitidos por instituições financeiras e servem como forma de captação de recursos que serão destinados a operações cotidianas. Então os dois atraem capital para o uso em empréstimos, financiamentos e outros produtos disponibilizados pelas instituições.
Os RDBs, desse modo, chegam a oferecem rendimentos ainda melhores em alguns casos. Contudo eles não possuem, em geral, qualquer liquidez antes do vencimento do prazo de aplicação. Não podem ser transferidos a terceiros e nem mesmo resgatados antes do vencimento, salvo casos particulares e específicos.